Tendências de Serviços que aumentam o Ticket médio do Salão

Tendências de Serviços que aumentam o Ticket médio do Salão

Algumas tendências de serviços para salão podem aumentar o ticket médio dos serviços do estabelecimento. Uma tendência que tomou conta recentemente do mercado de beleza, foi a segmentação de salões com serviços específicos. Hoje é possível visitar por exemplo, um salão especializado somente em sobrancelhas.

Alguns especialistas dizem que esta é uma estratégia muito inteligente, pois a especialização geralmente traz consigo um aumento significativo da qualidade do serviço. E claro, todo cliente gosta de qualidade. Porém, nas grandes cidades, isso pode ser um problema, pois o deslocamento (trânsito + estacionamento) tende a irritar um pouco as clientes.

Acreditamos que a decisão pela especialização ou generalização depende muito de cada região, tipos de serviços mais vendidos e análise do risco. É preciso entender muito bem os serviços mais consumidos em sua região antes de seguir uma tendência.

Nossa recomendação: Faça pesquisas com os seus clientes atuais. Pergunte quais são os tipos de serviços que elas mais gostam em seu salão, pesquise a concorrência e faça buscas locais no Google. E caso acredite que exista uma oportunidade, faça alguns testes antes de tomar decisões drásticas.

Tendências de Serviços que aumentam o Ticket médio do Salão

Hoje porém, vamos falar um pouco sobre as tendências de serviços para salão de beleza que tem por objetivo aumentar o tícket médio do cliente em seu estabelecimento. Ticket médio, segundo a definição do SEBRAE, é o valor médio que cada cliente gasta no seu salão.

Todos os serviços precisam ser pensados de forma a incentivar as clientes a comprarem um pouco mais. Vejamos 2 exemplos:

  1. Pintura: A cliente que vai ao salão para pintar seu cabelo, certamente vai precisar de produtos para hidratá-los e mantê-los, correto? O seu salão oferece estes produtos? Seus colaboradores conhecem estes produtos? Existe um script padrão que os seus colaboradores sempre utilizam para oferecê-los as clientes?

Tenha isto como um processo padrão dentro do seu negócio. Sempre pense no próximo produto ou serviço a ser oferecido a cliente. E principalmente: comunique aos seus colaboradores a importância de oferecê-los.

Porém, seja sempre relevante. Evite oferecer serviços que não tenham relação direta com o que ela fez anteriormente. Salvo nos casos em que o serviço a ser oferecido – apesar de não ter relação direta com o serviço anterior – tenha um preço extremamente agressivo.

Exemplo: Oferecer manicure com 80% de desconto para uma cliente que veio ao salão somente para pintar o cabelo.

  1. Escova: A cliente que faz uma escova, certamente tem uma pré-disposição a consumir outros serviços relacionados (como no exemplo anterior). Pense, quais são estes serviços? Eles podem ser oferecidos gratuitamente em uma primeira visita?

Dicas de Tendências de serviços para você praticar

O ideal é sempre mesclar serviços e produtos (gratuitos e pagos) na composição destas ofertas fazendo com que em alguns momentos a cliente compre algo de baixo valor e, em um momento posterior, um serviço de maior valor.

Exemplo: A cliente vem ao seu salão para fazer uma pintura. No meio do processo, oferece-se os serviços de manicure por 80% de desconto. A cliente aceita.  Na sequencia, é oferecido um serviço de relaxamento capilar e hidratação com produtos naturais. E uma ação chama a outra.

O ponto é que para estas estratégias funcionarem perfeitamente, você precisa estar atento também a maneira de oferecê-las. Perguntas fechadas, com opção de resposta: Sim/Não tendem a ter uma conversão baixa. Oriente seu time a fazer perguntas abertas.

Ao invés de perguntar: Você gostaria de experimentar um novo shampoo hoje? (Sim/Não) Pergunte: Onde você vai levar este cabelo lindo quando terminarmos?

Perguntas abertas te ajudam a entender o contexto da cliente e vender mais. Se ela está sem pressa (vai voltar para casa) você pode oferecer mais serviços a serem executados ali mesmo no salão. Agora, se a cliente está com pressa (porque precisa buscar as crianças na escola) você pode sugerir produtos que ela possa usar em casa.

Quando o objetivo é aumentar o tícket médio gasto pelas suas clientes, o contexto é muito importante.

Resumindo as tendências de serviços

  1. Entenda como funcionam os produtos e serviços do seu salão;
  2. A sequência correta para oferecê-los (maior valor, menor valor e gratuitos);
  3. Conheça suas clientes e seu contexto no momento de cada atendimento;
  4. Ofereça o produto ou serviço certo para cada ocasião.

Com esta mentalidade e as estratégias corretas, seu salão vai aumentar o tícket médio gasto pelas suas clientes em muito pouco tempo. Teste e depois nos conte como foi a sua experiência.

Dica final: Regularidade. Uma vez definido como os produtos e serviços serão ofertados, mantenha a regularidade por pelo menos 40-60 dias. Se uma ideia não deu certo no primeiro dia, não desista tão facilmente. Contudo, entenda que é preciso sempre testar e adaptar as ofertas até elas chegarem no ponto de conversão (em vendas) ideal.

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