Robson Trindade: Dicas do Rei dos Cachos para se obter sucesso!

Robson Trindade: Dicas do Rei dos Cachos para se obter sucesso!

O Blog do SalãoVIP teve o prazer de entrevistar e conversar com o renomado cabeleireiro Robson Trindade, proprietário do salão Red Door e da empresa de consultoria de imagem Red Team. Ele é muito conhecido por ter criado um case totalmente contrário ao normal no mercado da beleza, pois dedica-se à reviver os cachos dos cabelos de suas clientes, ao invés de alisá-los. Porém, nesta entrevista, exploramos muito o lado visionário e empreendedor para trazer várias dicas para vocês sobre como se tornar um cabeleireiro e também um dono de salão de sucesso! Confira abaixo a entrevista!

Robson Trindade, fale-nos um pouco de sua trajetória profissional, nesses mais de 35 anos dedicados à beleza.

Comecei a trabalhar aos 16 anos. Meu pai tinha uma farmácia, e minha mãe tinha um salão. Eu trabalhava na farmácia com meu pai, mas a de vez em quando, eu ia trabalhar com a minha mãe no salão, e todos que chegavam lá estavam felizes, eram pessoas dinâmicas, de alto astral. As pessoas saiam ainda mais felizes, bonitas e satisfeitas do que quando entraram, e eu me identificava muito mais com essa atmosfera. Por isso, desde então, resolvi que iria trabalhar na área da beleza. Mas minha mãe sempre exigiu que eu e meus irmãos estudássemos. Portanto, estudei muito, mas sempre continuei trabalhando no mercado de beleza. Mas eu percebia que o mercado de beleza tem uma grande fragilidade, me parecia que o mercado em geral estava em evolução, e o serviço de beleza estava estagnado.Por muito tempo trabalhei com o Jacques Janine, arrumei e organizei muitas unidades, e até mesmo fui dono de algumas filiais, mas em um dado momento decidi vender todas as casas do Jacques Janine que eu tinha para abrir uma nova marca. Foi quando eu montei o Red Door, com o objetivo de ser um salão Premium aqui na Vila Nova Conceição, e agora já estamos aqui há 6 anos. Com o tempo, nós fomos crescendo tanto culturalmente no mercado, que nosso preço cada vez mais dispara, em função da grande qualidade do serviço que nós oferecemos.

Por que você decidiu investir no estudo visagista?

Beleza é matemática e geometria pura, não tem artista de beleza. Meço suas proporções e ângulos, faço uma conta e o resultado é algo que vai vestir bem em você. É como comprar uma calça, você pede o seu número e ela irá lhe vestir bem. E para entender de matemática e geometria, você tem que estudar. Se você quer ser um profissional de sucesso no mundo da beleza, você tem 3 caminhos para escolher: cabeleireiro, estilista ou visagista. Fazendo uma analogia, seria o pedreiro, o mestre de obra e o engenheiro. O mercado não tem mais espaço para “achologistas”. O consumidor de hoje em dia quer sentir que o profissional que está lidando com ele tem conteúdo o suficiente para mensurar o seu pedido, as possibilidades e te dar um resultado satisfatório. Hoje o que vale é a personalização da imagem, cada pessoa quer ter a sua própria identidade, então você precisa entender o que se encaixa para cada pessoa individualmente.

Até que nível você acha que o mercado da beleza deve ser formalizado ?! Se, futuramente, a graduação fosse obrigatória para se trabalhar como um profissional da beleza, isso melhoraria ou atrapalharia o mercado?

Estou convencido de que para ser profissional de beleza, no mundo inteiro, as pessoas tem que estudar, então por que no Brasil isso seria diferente? Isso não quer dizer que quem não tem formação será excluído. Significa que quem é profissional até hoje, já esta no mercado por experiência. Mas quem pretende entrar neste mercado daqui para frente, terá que ter uma formação. Desde 2008 até hoje, para se abrir um salão e se obter sucesso, a pessoa terá que ser academicamente formado. Não deveria ser permitido que alguém pudesse abrir um salão sem ter pelo menos um responsável formado academicamente em algo relacionado ao ramo da beleza.

Conte-nos sobre a sua experiência acadêmica, colaborando para a formação de novos jovens talentos para o mercado da beleza brasileiro.

A mais ou menos 6 anos e meio atrás, eu resolvi que deixaria de vir para o salão 2 dias por semana para me dedicar à carreira acadêmica. Como eu queria manter um preço mais elevado em meus serviços, eu precisava ter cada vez mais evolução na qualidade e no conteúdo. Eu senti que nós precisávamos deixar de apenas entregar os serviços para oferecer mais para o nosso cliente. Atualmente nós temos duas empresas no mesmo lugar, uma é o Red Door Salão e Spa, que trabalha com todo esse conceito de beleza, de atendimento de salão etc. E também fundamos uma nova empresa chamada Red Team Consultoria de Imagem, Beleza e Estilo. Com isso, oferecemos um escritório de engenharia de imagem e o salão para executar os estudos, tudo no mesmo lugar. Porém nós pensamos que daqui a 2 anos pretendemos fazer com que o Red Team torne-se uma empresa que envia estes estudos visagistas para outros salões executarem. E foi por isso que vi a necessidade de ingressar na carreira acadêmica, porque se eu queria ter um grupo eficiente ao meu lado, eu teria primeiro que ensiná-los academicamente. Primeiro eu criei profissionais para suprir a demanda, para depois investir na disseminação deste tipo de serviço.

Com relação a 1ª Edição do Beauty Week, você foi, novamente, um dos pioneiros no apoio ao evento. Como avalia o resultado dessa 1ª edição para os seus salões, Red Door e Red Team?

Nós tivemos um êxito muito grande tanto no Red Door quanto na Consultoria do Red Team. Desde que eu fui apresentado à idéia, já enxerguei que seria um case de sucesso, e depois de conseguir convencer a minha equipe a participar, minha maior preocupação foi a de conseguir utilizar o evento para divulgar a consultoria visagista que oferecemos. E foi um sucesso, praticamente esgotamos os horários de atendimento para o estudo visagista, e o evento foi sensacional. A minha dica para os próximos participantes, e para a próxima edição, é de incluir um serviço diferente do seu salão em um dos seus pacotes. Esse sem dúvidas é o segredo para o sucesso do seu salão durante o evento.

 

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