Recepção de salão de beleza: Cuidados com móveis e pessoal

Recepção de salão de beleza: Cuidados com móveis e pessoal

Mais do que uma prestação de serviço, seu salão deve se preocupar em vender a experiência para o cliente que está em seu estabelecimento. E este momento começa logo na entrada do salão: a recepção.

A recepção é o seu cartão de visita, portanto, deve representar o seu negócio nas mais variadas áreas: decoração, disposição das informações e atendimento.

Vamos começar pelo colaborador ou time responsável pela sua recepção para o primeiro atendimento. Como a recepção representa o salão, o/a recepcionista representa seu público-alvo.

Analise:

  • Se o seu salão atende exclusivamente o público feminino, o que é mais natural e confortável, ter uma mulher ou um homem para recepcionar as clientes?
  • Numa barbearia quem poderia atender os rapazes que chegam?
  • Um salão inspirado nos anos 50 combinaria com uma pessoa que gosta e se inspira na cultura hip-hop?

Parecem meros detalhes, mas estamos falando da primeira impressão que todo seu trabalho terá.

Sua recepcionista tem que zelar pelo ótimo atendimento e disposição para o serviço. Contrate pessoas com simpatia e atentas. O trabalho é ágil, mas é importante sempre estar pronta para o “bom dia” e “boa tarde”.

Seja pessoalmente em seu balcão ou por telefone, o contato deve ser sempre agradável para seu cliente, para que este se sinta à vontade em seu salão e realizar todos os serviços que precisa ou tem interesse.

Tenha como recepcionista uma pessoa com um perfil parecido ou empático com seu público-alvo para que o relacionamento se torne mais simples e muito mais satisfatório na experiência do cliente. Ele certamente perceberá que você se importa em prestar o serviço com excelência por meio destas atitudes.

É importante deixar claro que empatia não é intimidade, portanto, nada de apelidos no primeiro contato, a não ser que sejam permitidos pelo cliente, também como histórias longas ou conto de causos nesse primeiro contato. A simpatia e bom atendimento são suficientes.

Cuidado para não deixar as clientes “esperando demais” em qualquer situação. A atenção com o agendamento é primordial, o cliente deve ter uma resposta rápida em todos os pontos de contato.

A recepcionista deve conhecer os serviços oferecidos no salão, assim como os preços. Enquanto a cliente espera seu horário agendado, pode querer tirar dúvidas sobre o que mais seria interessante fazer e é na recepção que ela procurará as informações – e deverá encontrar. Aqui existe um potencial enorme de vendas pouco explorado pela maioria dos salões. Treine seu time e veja as vendas aumentarem.

Já os móveis da recepção devem acompanhar a história da decoração que está sendo contada em todos os ambientes. Sendo Clean, vintage, rústico, moderno ou qualquer outro estilo, mantenha fiel na recepção, seja no balcão ou cantinho de espera.

O balcão não deve ser tão alto a ponto de esconder a recepcionista, mas nem tão baixo para parecer uma mesa e deixar exposto as ferramentas de trabalho e, talvez, o caixa do salão. Discrição é necessário, mas expor a pessoa que irá atender é essencial.

A posição do balcão referente a porta de entrada é importantíssimo para que o cliente saiba onde é seu ponto de parada. Alguns salões, deixam o balcão para dentro do estabelecimento ou num canto, como se fosse um espaço apenas de telefone ou anotações. Deixe claro que existe esse atendimento e que seu salão preza pela organização.

O “cantinho de espera” para o atendimento não deve ser tão afastado da recepcionista para que ambos possam se contatar com facilidade, seja para oferecer um café, dizer que está na hora marcada ou apenas tirar um dúvida.

Para que a espera seja agradável, tenha revistas e jornais atualizados a disposição, se possível um tv e essencialmente Wi-Fi aberto. A tecnologia exige que o comércio esteja preparado para a conexão do cliente em qualquer lugar. Tomadas para recarregar o celular ou notebook também é interessante e chama atenção de maneira positiva para essa preocupação.

Separamos algumas inspirações de diferentes recepções e ambientes para te inspirar a compor este espaço tão importante em seu salão.

1. http://bit.ly/1SInMtc

2. http://etsy.me/1Tfxt1y

3. http://bit.ly/1NOQHyQ

4. http://bit.ly/1SG0Lus

5. http://bit.ly/1rcTYhf

6. http://bit.ly/1rNbp8U

7. http://bit.ly/1NiAiD0

8. http://bit.ly/1ssPqgw

9. http://bit.ly/1QNiRVL

10. http://etsy.me/21pYOV3

11. http://bit.ly/1SIpqec

7. Tendências Salões

Aprenda Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares