Como Contratar profissionais para Clínica de Estética

Como Contratar profissionais para Clínica de Estética

O ramo de beleza e estética está ganhando cada vez mais profissionais, mas uma das principais dificuldades do setor é a rotatividade de colaboradores ou a mão de obra pouco qualificada.

Escolher profissionais capacitados pode ser a principal razão para que seus clientes gostem e voltem à sua clínica.
E lembre-se que nenhuma função é mais importante na hora de selecionar alguém competente para a vaga em questão, já que um atendimento excelente é feito desde a recepção até o especialista em tratamentos estéticos.

Como encontrar profissionais preparados e especializados em tratamentos e contratar o funcionário mais adequado para o que sua clínica de estética precisa?

Veja essas dicas que vão ajudar na hora de escolher sua equipe:

Perfil

O principal ponto para facilitar a escolha de funcionários é identificar qual o perfil de profissional que você procura.

Isso irá mudar de acordo com o que você terá de tratamentos e serviços disponíveis em sua clínica. Portanto, avalie qual o tipo e nível de experiência que você espera encontrar.

Além disso, o temperamento e conduta do colaborador são muito importantes. Saiba reconhecer nas pessoas características, comportamento e qualidades vão contribuir no seu negócio.

Clínicas de estética são ambientes mais discretos, então pessoas muito efusivas ou extravagantes podem causar má impressão ou até mesmo incomodar seus clientes por não ser o “humor” mais adequado para o ambiente.

É importante também ter as funções bem definidas para que nenhum dos colaboradores seja sobrecarregado e possa executar seu trabalho da melhor maneira.

Anúncios

Uma das maneiras mais tradicionais também pode ajudar na hora de contratar profissionais para clínica de estética.

Divulgue em jornais e sites da cidade e região para alcançar a maior visualização possível do seu anúncio.

Evite cartazes ou informativos na fachada da clínica, pois pode passar a mensagem errada para sua clientela indicando que não há quem atenda.

O site da clínica também é uma ótima opção para anunciar vagas e também receber currículos, através do conhecido “Trabalhe Conosco”.

Use as redes sociais da clínica para informar pelos posts sobre as vagas abertas. Isso colabora para um contato rápido com profissionais interessados.

Indicação

Conversar com clientes e colegas do ramo pode ajudar na hora de encontrar profissionais para clínica de estética. Indicações costumam dar certo, por tratar de pessoas com boa reputação, qualificação reconhecida e de confiança.

Mas evite um dos maiores erros na hora de se contratar alguém, que é selecionar uma pessoa que depois você não conseguirá demitir, como parentes e amigos.

Mantenha o profissionalismo, mesmo em relações pessoais quando ligadas ao seu negócio e trabalho.

Referência

No processo de seleção de seus funcionários, é interessante verificar as referências passadas. Informações importantes podem ser compartilhadas através das antigas empresas.

Procure saber sobre o motivo do desligamento da empresa e principais pontos positivos e negativos, e analisar o que pode afetar o trabalho e convivência, que é importantíssimo.

Cursos

Tenha contato com escolas e professores de cursos profissionalizantes da área de estética para que, através deles, você possa conhecer profissionais compatíveis com o que você busca.

Além disso, você encontrará profissionais atualizados e com as informações mais recentes do segmento. O melhor profissional é o que está preocupado em aumentar seu conhecimento dentro da área de trabalho e atualizar suas competências.

Experiência

Avalie currículos através da experiência, perfil de clínica de estética onde trabalhou e também os cursos de especialização desse profissional candidato.

A atualização é fundamental para evolução da carreira e melhor desempenho no trabalho.

Preste atenção em pessoas interessadas em aprender e melhorar aquilo que já se faz.

Teste

Após analisar as melhores entrevistas e currículos, faça um teste para conhecer a real aptidão e conhecimento do candidato.

Disponha do espaço e material necessários para que o profissional se sinta a vontade para realizar a tarefa tranquilamente e delimite o tempo já usado para execução do tratamento em sua clínica.

Avalie os pontos que devem ser alcançados através do teste para ajudar no momento de análise.

Leve em consideração também o trabalho em equipe e cuidado no atendimento.

Clareza

Explique de maneira objetiva e com informações claras quais são as necessidades da clínica de estética que o profissional deve suprir, bem como cultura e valores levantados em seu negócio.

O funcionamento deve ser esclarecido em detalhes, bem como regras e padrões no atendimento e execução de tratamentos e serviços.

Qualquer conflito nas informações pode gerar problemas na hora de realizar o trabalho, portanto, permita que seus profissionais tirem dúvidas sempre que necessário para que o desconforto no local de trabalho não perdure além do tempo que se leva para acostumar com o novo ambiente.

Quando o funcionário não se ajusta ao local de trabalho ou se sente inibido, tem o seu potencial prejudicado e não realiza o trabalho com o nível de excelência esperado.

Outra parte importante em relação ao seu pessoal é a de repasse de informações. Seja sempre você ou sua gerência, se houver,  a informar novidades e mudanças. As notícias de funcionário para funcionário correm como telefone sem fio, não permita.

Seja receptivo para que, em caso de dúvidas, seus colaboradores venham até você para esclarecer o que realmente acontece ao invés de preferir fofocas.

Distribua as funções para que o seu papel como empresário e administrador não seja prejudicado.

Confie no seu pessoal para que eles confiem em vocês.

banner-blog (1)

Aprenda Mais!

2 Comments

  • A qualidade do serviço caiu demais.
    Os empresário propõem ate o 12h
    de jornada, muitos deles aventureiros.
    A boa e experiente profissional não se submetera
    a ganhar um piso salarial e uma nova geração ínfima comissão.
    É necessário ter um mínimo de domínio em mídias sociais,
    conquistar credibilidade, fidelizar as parcerias para conquistar clientela.
    Abrir o comércio e’ muito difícil, e fechá-lo muito fácil.

    • Oi Mariana! Tudo bom?

      Infelizmente, essa é uma realidade não se aplica apenas à clínicas de estética. O despreparo profissional está presente em praticamente todas as áreas do mercado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares