Principais Problemas enfrentados por Barbearias

Principais Problemas enfrentados por Barbearias

O ramo das barbearias tem passado por uma franca expansão, mas isso não significa que as dificuldades diminuíram ou desapareceram.

Os problemas enfrentados por barbearias não se diferem dos outros estabelecimentos de estética e beleza. Muitos estabelecimentos novos são abertos, mas em poucos meses muitas portas se fecham pela falta de conhecimento na forma de gerir a empresa.

 Alguns caminhos e decisões são imprescindíveis e se não houver atenção, podem levar o seu negócio ao fracasso.

 Preste atenção nessas dicas e veja o que pode ser melhorado ou mudado para que os problemas passem bem longe da sua barbearia.

Conhecimento sobre o mercado

Mesmo sendo um excelente profissional e barbeiro, sua preocupação se estende à visão de empreendedor e gestor.

É importante que, antes de abrir sua própria barbearia, você possua experiência e conhecimento sobre a área onde deseja trabalhar.

Seu know-how deve ir além do bom corte. É necessário ter informações sobre legislação, tributos, funcionamento, administração, contratação de equipe e clientela.

O talento no atendimento e serviço não carrega uma empresa, mas sim um bom gerenciamento e a visualização do todo. Se prepare para as questões fiscais e administrativas para que problemas muito mais graves sejam evitados.

No início, a consultoria contábil será o suficiente para estar em dia com toda a parte de gerenciamento.

O lado burocrático é a base para o bom funcionamento de qualquer negócio, não pule essa etapa. Sua experiência com a parte administrativa guiará seus passos no crescimento e adversidades enfrentadas pela sua barbearia.

Locação e localização

Quando falamos sobre conhecimento de mercado, isso deve se estender a escolha do local da barbearia. O imóvel e localização escolhidos devem estar de acordo com o perfil de cliente que se visa atender, bem como preços fixados.

Se você busca atender homens de classe média com determinada faixa salarial não deverá alocar sua barbearia no bairro mais nobre da cidade com um aluguel muito elevado.

O aluguel deve representar até 10% da sua receita bruta, então pesquise muito bem qual será o melhor ponto para o seu negócio. Um preço muito elevado da locação certamente afetará suas finanças e trará problemas futuros.

Dentro dos custos de aluguel, não esqueça de acrescentar reformas e manutenções previstas. Assim, surpresas nada agradáveis não serão tão complicadas de resolver.

Ter o serviço básico e tradicional

O profissional de estética deve sempre buscar atualização no seu segmento e melhorar ainda mais suas aptidões, mas o serviço tradicional não pode ser deixado de lado.

 Muitos profissionais estão mais preocupados com o diferencial e deixam passar o atendimento mais básico, e às vezes o mais procurado. Esse é um erro recorrente que pode causar a perda de clientes ou até mesmo o não aparecimento deles.

 Saiba realizar muito bem os cortes de cabelo e barba mais tradicionais para, a partir daí, expandir seus conhecimentos e serviços. Garanta a clientela através do trivial para gerar credibilidade e confiança neles.

Buscar especializações

 O profissional que não busca especializações não terá muito espaço no ramos de estética e beleza. Um mercado que recebe novidades de produtos e técnicas quase que diariamente exige um profissional muito mais capacitado.

 Busque cursos na área de barbearia e descubra novas técnicas para agradar ainda mais os seus clientes. A satisfação deles será o resultado da sua preocupação em melhorar.

Administração do estoque

O desperdício de produtos é um dos principais fatores que afetam a saúde financeira de uma barbearia. É essencial que haja controle sobre o estoque e que ele seja reduzido ao que realmente é usado no estabelecimento e vendido aos clientes.

Produtos armazenados em excesso e sem controle podem ser esquecidos e até perder o prazo de validade, gerando custo excessivo.

A reposição do estoque deve ser feita de acordo com a necessidade dos produtos. Conforme os serviços são realizados e o controle do estoque é gerenciado, será notável quais produtos são mais usados e outros que não têm tanta saída.

Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores, mas não se comprometa em comprar aquilo que não convém para a barbearia.

Controle financeiro

 Suas despesas devem ser rigorosamente controladas, desde o menor ao principal gasto e/ou ganho.

 O descontrole do dinheiro de entrada e saída leva a perdas irrefutáveis que podem afundar o seu negócio.

 Tenha uma rotina financeira para contas, tributos, folhas de pagamento e fornecedores. Reconheça os valores de entrada e saída para que não gaste mais do que realmente possui no caixa.

 A partir dos preços fixados pelos serviços, você saberá qual a porcentagem do lucro e do custo.

 Lembre-se que, aproximadamente até o terceiro ano da sua barbearia, ainda não haverá lucro. O seu capital financeiro deve se responsabilizar durante esse período além do ganho proporcionado nos atendimentos.

 Isso garantirá a sobrevivência do seu negócio enquanto o lucro não aparece.

Benefícios ao cliente

Além do serviço que o cliente for buscar na barbearia, ele sempre deve encontrar algo mais. Não oferecer algo para beber, uma televisão com assuntos pertinentes ao seu público ou revistas do gênero masculino é dar um passo para trás.

São serviços simples e tradicionais dos segmentos de beleza e, no caso da barbearia, deve-se ir além.

Vender um corte de cabelo e só entregar o corte é fazer com que o cliente pense duas vezes em marcar outro horário.

As novas barbearias representam lifestyle e devem remeter essa ideia no atendimento do início ao fim. Não há como preparar um ambiente masculino sem opções de entretenimento que os agradem – sem que eles tenham que pagar a mais por isso.

Ofereça bebidas interessantes, petiscos, Wi-Fi, revistas para que o cliente se sinta a vontade antes do atendimento. Massagens relaxantes também são ótimas opções.

Divulgação e promoção a barbearia

Não confie apenas na placa na frente da sua barbearia e no boca a boca. É importantíssimo propagar o seu serviço nos veículos de comunicação.

Se você não está na internet é como se não existisse, portanto, esteja presente no ambiente digital através das redes sociais e site institucional.

Preste atenção em feiras de beleza e eventos da cidade para divulgar sua barbearia.

Invista na publicidade de sua barbearia nos meios de comunicação que mais combinam com seu perfil de clientela. Investir em veículos que não condizem também será dinheiro perdido.

Opções para pagamento

As barbearias podem ter um formato retrô, mas o pagamento deve ter todas as opções mais modernas. Nada de “só em dinheiro”. Acreditar que as pessoas ainda andam com dinheiro no bolso é ultrapassado e isso pode ocasionar perda de clientes.

Para sua segurança e da clientela, contrate o serviço de máquina de cartões para débito e crédito e com todas as bandeiras para que o cliente se sinta a vontade para fazer o pagamento da melhor forma.

As opções de parcelamento dependem dos preços fixados na barbearia e se é interessante para o seu negócio.

De qualquer maneira, todas as informações devem estar claras para os clientes antes da realização dos serviços.

Investir o seu tempo no negócio

Não apareça na hora que bem entender ou apenas para abrir e fechar o estabelecimento. Como proprietário e empreendedor, sua presença é fundamental para o crescimento do negócio e bom funcionamento.

Estabeleça sua rotina profissional. Não é porque você é o dono que não deve mais seguir um horário dentro do seu próprio negócio.

A responsabilidade de a barbearia dar certo é exclusivamente sua, então participe do dia a dia da sua empresa. Mostre aos seus parceiros e colaboradores sua preocupação com os resultados.

Colaboradores

Quem escolher por um relacionamento informal com os empregados e parceiros sempre acaba escolhendo também pela dor de cabeça em forma de processos judiciais.

Contrate seu pessoal de acordo com a CLT e entidades representativas ou em contratos de trabalho de prestação de serviço. Isso pode ser gerenciado pelo seu representante contábil, mas busque entender sobre direitos dos trabalhadores e deveres da empresa para que as informações não sejam diferentes e gerem conflitos no seu negócio.

Outra parte importante em relação ao seu pessoal é a de repasse de informações. Seja sempre você ou sua gerência, se houver,  a informar novidades e mudanças. As notícias de funcionário para funcionário correm como telefone sem fio, não permita.

Seja receptivo para que, em caso de dúvidas, seus colaboradores venham até você para esclarecer o que realmente acontece ao invés de preferir fofocas.

Inovação

Não tente ter uma barbearia como antigamente. As barbearias de outrora não ofereciam benefícios e eram lugares frequentados por necessidade.

Hoje, além de local de cuidados para o homem, é um lugar para pertencimento e de estilo.

Como falado sobre benefícios e especializações como profissional, esteja atento às novidades da área e se atualize.

Mantenha o ambiente com uma “cara” sempre atual e pronto para o cliente. Analise a concorrência e veja qual pode ser o seu diferencial.

A barbearia é um local masculino tradicional, mas nada datado.

Cuidado com os clientes

A barbearia é bonita, tem profissionais ótimos, mas… e o atendimento? Esse é o coração do seu negócio.

Todos os tópicos anteriores podem ser seguidos a risca, mas se o atendimento não é satisfatório não haverá cliente.

Esteja atento aos comentários, crie um cadastro da clientela e saiba suas preferências. Faça com que eles se sintam importantes ao estar na sua barbearia.

Simpatia, sorrisos e atenção são os passos essenciais para um bom tratamento.

Solução para os Seus Problemas

Muitos dos problemas citados aqui podem ser resolvidos por um sistema de gestão completo. Os sistemas de gestão para barbearias possuem recursos que suprem quase todas as dificuldades que citamos aqui.

Eles possuem controle de estoque, cadastro de clientes, cadastro de profissionais, agenda, marketing e muito mais. Muitas barbearias já utilizam um sistema, pois eles facilitam na gestão do negócio.

Teste um sistema para barbearia e veja como eles podem ajudar o seu negócio a solucionar problemas e também a crescer.

Mas não se esqueça, sempre busque conhecimento para gerenciar o seu negócio e seguir com uma ótima administração.

Se você amar o que faz e tiver prazer em realizar esse serviço, sua barbearia terá destaque no local de atuação e alcançará ótimos resultados.

Como transformar sua barbearia em um ponto de encontro

Aprenda Mais!

2 Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares