Como Fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza

Como Fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza

Plano de Negócios para Salão de Beleza não é complicado de se fazer e é importantíssimo para seu sucesso.

Para que o seu salão de beleza tenha um crescimento saudável e alcance bons resultados é importante que se desenvolva um plano de negócios.

Muitos empreendedores não se atentam a esse processo para cuidar de seu estabelecimento, mas quem decide usar o Plano de Negócios consegue chegar na meta estabelecida sem sofrer grandes danos.

Certamente você já ouviu falar alguma coisa sobre Plano de Negócios, modelos de planos e etc. Aqui listamos os itens mais importantes para os estabelecimento de beleza.

Veja qual e porque é tão necessário e, ainda, como fazer um Plano de Negócios para salão de beleza.

O que é um Plano de Negócios?

Executado antes de abrir as portas, essa ferramenta aponta todo o necessário para que o salão de beleza tenha sucesso desde o início e seu crescimento seja algo previsto.

O Plano de Negócios traz um panorama sobre o seu negócio com informações claras que podem ser revisitadas sempre que necessário para uma tomada de decisão ou um novo passo.

A estrutura da empresa, bem como administração, mercado e finanças são pontos expostos através do material, mas é essencial saber que não adianta apenas ter um bom Plano de Negócios se ele não sair do papel.

Qual a importância do Plano de Negócios?

No momento de traçar estratégias e encontrar soluções para dificuldades e oportunidades, o Plano apresenta exatamente o que é importante ponderar em momentos determinantes.

Todo o planejamento da empresa deve ser embasado na construção do Plano de Negócios para que ações de longo, médio e curto prazo sejam desenvolvidas de maneira consistente e com resultados relevantes.

Agora que você já sabe que precisa conhecer o seu salão de beleza antes mesmo de abrir o estabelecimento, saiba como fazer um Plano de Negócios para salão de beleza.

Como fazer um Plano de Negócios para Salão de Beleza?

O Plano de negócios para salão de beleza tem tópicos específicos que devem ser preenchidos de acordo com o empreendimento. Lembre-se de trazer todas as informações importantes, pois é um material de apoio para te guiar junto à empresa. Existem diversos modelos de Plano de Negócios, contudo listamos aqui o essencial para você ter um excelente planejamento para o seu estabelecimento, os tópicos são:

  • Sumário Executivo
  • Histórias dos Empreendedores
  • Dados da Empresa
  • Missão, Visão e Valores
  • Análise do Mercado
  • Posicionamento de Mercado
  • Forma Jurídica e Enquadramento Tributário
  • Análise do Projeto
  • Análise Comercial
  • Análise Financeira
  • Investimentos

Explicando cada ponto:

Sumário Executivo

Trata-se de um resumo sobre o negócio com as principais informações expostas de forma sucinta. Nessa etapa a empresa é apresentada com nome, objetivo, mercado de atuação, capital social, recursos, pontos fortes e fracos e dados dos empreendedores.

Mesmo sendo o primeiro tópico do plano, ele só pode ser concluído após todas as outras etapas, pois depende das demais informações.

História dos empreendedores

De forma breve, a carreira profissional do dono ou sócios devem ser contadas para que se torne conhecida a experiência e conhecimento em empreendedorismo de quem toma conta da empresa.

O motivo do início desse novo negócio também deve ser explicado juntamente com as funções que serão desempenhada no mesmo

Dados da empresa

Informações básicas sobre a empresa como Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ e endereço.

Missão, visão, valores

Esses três elementos resumem o que a empresa faz, onde ela quer chegar e de que maneira.

A missão apresenta de forma simples o que a empresa faz, de acordo com seu principal objetivo.

A visão esclarece onde a empresa planeja chegar e, através de seus valores, todo o trabalho da empresa é realizado para que sejam alcançados resultados com excelência.

Cada um desses passos são formados de acordo com o objetivo do negócio. É o sonho do dono do negócio explicado em palavras.

Análise do Mercado

Neste momento, a análise do cenário onde a empresa estará inserida deve ser apresentada. Informações sobre o setor e o nicho onde o negócio irá atuar são explicadas na análise de mercado.

Explore informações sobre a expansão do mercado para que o investimento ganhe ainda mais força. Temos um material com diversas informações sobre o mercado de beleza, você pode baixar gratuitamente.

Posicionamento de Mercado

Defina qual será a fatia do mercado representada pelo seu negócio e de que maneira ele irá atingir o ramo.

As informações devem condizer com a realidade, sem métricas muito distantes do cenário já apresentado; é essencial que tudo que for apontado dentro do Plano possa ser comprovado a qualquer momento para embasar o material.

Forma Jurídica e Enquadramento Tributário

Descreva a escolha da forma jurídica da empresa e o motivo de escolha do enquadramento. A empresa pode ser encaixada em Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual, Empresa Individual, Sociedade Limitada ou Anônima.

Já o enquadramento tributário será de acordo com o faturamento do negócio e quantidade de funcionários registrados. A empresa pode receber a classificação de ME, EPP ou ainda o MEI.

Fique atento também as novas regras impostas pela lei 5230, a lei do Profissional-Parceiro Salão-Parceiro.

Análise do Seu Projeto

A descrição do projeto deve ser feita nessa etapa e de maneira minuciosa. É importante apresentar quais resultados podem ser alcançados através dessa empresa, mas também possíveis dificuldades e de que maneira pode-se obter soluções.

Análise Comercial

A definição das estratégias para ações comerciais e de marketing devem ser expostas nesse momento em seu plano.
O preço de sua prestação de serviço também deve ser marcado nessa etapa para que as ações sejam designadas de acordo.

Análise Financeira

Para que se tenha uma projeção do lucro da empresa é importante observar a finanças da empresa.

Defina quais são os custos iniciais e permanentes da empresas juntamente com a previsão de entradas e saídas mensais. Essas informações ajudarão no prazo para retorno do investimento feito na abertura do negócio.

Essa parte é bastante importante, se quiser saber mais sobre finanças é só clicar aqui.

Investimentos

Na etapa de investimentos é importante falar sobre o capital inicial da empresa e como ele será formado, se por meio de empréstimos bancários ou investidores, por exemplo.

Com todas essas informações, seu Plano de Negócios para o salão de beleza estará completo. Você sentirá muito mais segurança em iniciar sua empresa com dados sólidos e o trabalho para resultados já esperados!

Conclusão

O Plano de Negócios é fundamental para o sucesso de qualquer organização/empresa, inclusive no ramo da beleza. Para quem está pensando em abrir um salão, começar pelo Plano é o primeiro passo de muitos outros.

Aqueles que já possuem um empreendimento ainda podem fazer um Plano de Negócio. Certamente existe ações que você ainda não fez e, esse Plano ajudará a guiar todas as etapas das ações, auxiliando no sucesso das mesmas.

Se você utiliza um software de gestão para salões de beleza, com certeza você possui informações valiosas para fazer ações bem legais.

Pode parecer complicado achar todas as informações necessárias, mas tudo que vale a pena não é fácil de conseguir, não é mesmo?

Tenha em mente que o Plano de Negócios para salão de beleza é extremamente importante para te guiar ao sucesso, ele vai te mostrar de maneira abrangente, como está o mercado, as oportunidades que ele possui, o que você pode fazer com o dinheiro disponível, as questões jurídicas/legais e, por fim, te mostrará as ações que você pode realizar de acordo com o seu posicionamento.

Aprenda Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares