Passo a Passo: Iluminação para Salões de beleza

Passo a Passo: Iluminação para Salões de beleza

A iluminação é um dos fatores que mais contribuem para bons resultados no atendimento do salão de beleza, além de deixar qualquer ambiente muito mais agradável.

Saber aproveitar a luz, tanto natural quanto artificial, permite deixar qualquer local mais sofisticado e adequado para receber a clientela. A iluminação também ajuda na definição das cores, texturas e acabamentos deixando tudo muito mais fiel ao efeito encontrado com a luz natural.

O trabalho com a iluminação deve sempre buscar resultados parecidos com os que seriam alcançados pela luz solar. Esse é o ponto que torna a iluminação confortável e muito mais bonita, sem criar sombras indesejáveis ou dar destaque para o que não precisa.

A maior preocupação de qualquer processo de iluminação é a fidelidade com as cores e seus tons mediante a luz, principalmente em um salão de beleza que trabalha com tinturas e maquiagem.

Observe como o jogo de luz em seu salão se comporta e se pode contribuir com o trabalho que deseja executar.

  • Você já sabe a diferença entre a luz natural e a luz artificial?
  • Qual a importância da luz quente e da luz fria?
  • Será que existe um especialista em iluminação?

Esteja atento as dicas que vamos te passar.

Profissional

Já conhece o Lighting Designer ou Designer de Iluminação, profissional responsável pela criação de uma iluminação adequada e personalizada? Esse profissional busca reproduzir no ambiente a luz mais pura possível para trazer fidelidade às cores e tons.

Depois de estudar o local, o Designer indicará qual é o melhor projeto de iluminação, indicando até mesmo o formato das lâmpadas, saídas e posições.  

Se você quiser deixar o seu salão de beleza com a iluminação perfeita, vale a pena procurar por um profissional especializado da área e alcançar um resultado incrível.

Saber trabalhar luzes e sombras exige muita pesquisa e técnica. E nisso, com certeza um Designer pode contribuir para o seu negócio de maneira muito eficiente.

Luz Natural

A luz natural é a mais bonita e a que deve sempre ser a mais utilizada, inclusive em comércios. Essa luz transforma qualquer ambiente em um lugar muito mais confortável e aconchegante. Quem não deseja isso para seus clientes, não é mesmo?

A cor branca é a maior aliada da luz natural, pois consegue refleti a iluminação com precisão. As cores mais fortes também podem destacar a luz solar, mas de maneira contrastante com os tons presentes no ambiente.

Se o seu espaço tem janelas, aproveite! Nada pode colaborar mais para a iluminação do que janelas e também claraboias no caso de imóveis fechados. Observe como a luz solar é projetada no ambiente para saber se persianas ou cortinas podem contribuir para a iluminação, deixando o espaço mais agradável e não torná-lo “aquecido” pela luz natural a ponto de ser um incômodo.

As janelas permitem que a luz artificial seja trabalhada para os momentos em que a luz natural não está mais presente, como a noite ou tarde. Mas para isso você deverá saber em que horário o sol “bate” no seu salão para saber com a iluminação poderá contribuir para o local.

Em casos de muita luz natural, não use em sua decoração cores como vermelho, laranja ou amarelo para não tornar o ambiente ainda mais quente que o necessário, já que essas cores retem a luz refletida.

Luz Artficial

A luz artificial atua quando a luz natural não está mais presente ou nem se quer pode ser utilizada (caso de lojas de shoppings).

Esse tipo de iluminação é feito com lâmpadas fluorescentes ou de LED, com objetivo de oferecer excelentes condições visuais e tornar o lugar mais seguro.

Ambas as opções de lâmpada oferecem um tom de luz mais frio, também conhecida como luz branca. A lâmpada de LED também pode ser encontrada na versão com luz amarela, que sempre deixa o ambiente mais aquecido.

A luz artificial dá a opção de ser trabalhada, já que o posicionamento das lâmpadas e criação de luzes e sombras são controlados. Essa á uma vantagem que a luz natural nem sempre pode oferecer.

Luz Quente ou Luz Fria?

A luz mais quente influencia diretamente na definição das cores podendo prejudicar os serviços de tintura e coloração se mal posicionada. Esse tipo de luz não pode estar diretamente sobre a cor, pois irá distorcer o tom.

A luz fria também não pode ser usada sozinha, pois torna o ambiente cansativo comprometendo todo o atendimento, seja por parte do profissional ou do cliente que não fica satisfeito com o tempo que passa no local.

Faça um misto com as luzes para que o resultado se torne mais próximo do alcançado com a luz natural. Se o seu imóvel possui janelas, não deixe de usá-las durante manhã e tarde para tornar o ambiente muito mais agradável, além de gerar economia, evitando o uso contínuo de luz artificial.

Uma dica que pode ajudar é a cor do uniforme dos profissionais. Algumas cores retém a luz emitida e outras refletem. Com tons claros, é possível manter a luz do ambiente e as cores trabalhadas – principalmente no serviço de tintura e coloração – com resultados mais próximos dos encontrados na luz natural.

Uniformes escuros retém toda luz emitida e podem prejudicar nos resultados.

Isso também vale para sua decoração. Pense estrategicamente nas cores do móveis e tintas para a parede para que o ambiente não escureça.

Posição

A saída das lâmpadas é essencial para um bom resultado na iluminação de um ambiente. Elas não podem simplesmente vir por cima ou sair da frente de um espelho, por exemplo.

Como a luz sempre é propagada em linha reta, é importante ter em mente que ponto do cliente se deve iluminar, como: rosto, mãos, pés ou cabeça. Dessa maneira você saberá como posicionar a saída de luz.

Sem a percepção correta, sombras podem ser criadas e prejudicar diretamente o resultado de qualquer atendimento, seja na hora do corte ou da maquiagem.

Para corredores e recepção, utilize a saída para luz contínua com lâmpadas fluorescentes, já que não há necessidade de um resultado tão fiel à luz natural nesses locais e, mesmo assim, deixa o ambiente muito iluminado.

Luzes em posição vertical contribuem para a iluminação do rosto de forma homogênea imitando a luz natural, indicado para sala de maquiagem. Nesse caso, a luz fria também não é a mais interessante, pois pode modificar a cor dos produtos.

A luz lateral contribui para a iluminação mais branda e profunda, sem distorcer o que está sendo iluminado. Já a luz plana, pode deixar tudo muito liso, o que prejudica os resultados por “chapar” o que está sendo iluminado, deixando uma superfície plana.

A luz frontal dá a maior visibilidade por criar poucas sombras. São ideais para o espelho de atendimento do cabeleireiro para visualização do profissional e do próprio cliente.

A luz em 45º desenha uma silhueta de sombra, mas dá mais destaque às texturas. Isso beneficia o trabalho do profissional de cabelos e deve ser posicionada de maneira que visualize os cabelos na hora do corte e das luzes, por exemplo.

Lustre, Lâmpada, Arandela, Abajur…

Depois de escolher as saídas e posições de sua iluminação, chegou a hora de escolher o que irá decorar o ambiente.

Isso depende do resultado esperado, já que nada pode substituir o box de luz embutidos nos tetos, caso seja uma das escolhas para o seu salão. Mas as demais opções vão de acordo com a identidade e decoração do local.

No espelho do cabeleireiro, por exemplo, as luzes podem ser redondas dando uma ideia de camarim antigo ou com faixas de LED embutidas, dando um ar mais moderno e clean.

Na recepção, lustres sempre dão um ar mais elegante, mas o formato do abajur no balcão também pode dar um toque mais íntimo e muito mais interessante.

Não esqueça de iluminar pontos da decoração, como quadros ou vasos. Isso valorizará ainda mais o ambiente. Nesse caso, a utilização de dicróicas podem fazer um bom trabalho.

Arandelas são ótimas para corredores ou salas reservadas por sempre dar um toque sofisticado e muito mais agradável.
Ficou bem mais fácil pensar na iluminação do seu salão de beleza, não é? Se tiver mais alguma dúvida, não deixe de escrever nos comentários!

7. Tendências Salões

Aprenda Mais!

6 Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares