Fortaleça seu Negócio por meio de Parcerias para Salão

Fortaleça seu Negócio por meio de Parcerias para Salão

Algumas empresas acabam entrando para as estatísticas de negócios que fecham nos primeiros anos, mesmo sem saber ao certo qual foi erro – se é que ele realmente existiu. Isso também gera preocupação para novos e experientes empresários que acompanham a evolução ou estagnação de seu segmento, fazendo com que seu desempenho seja comprometido pela ansiedade em alcançar bons resultados e a responsabilidade adquirida no negócio.

É importante lembrar que, em momentos mais sensíveis do mercado, não fica mais difícil apenas para o seu negócio, mas também para os concorrentes diretos e indiretos. E novos momentos no mercado exige um novo posicionamento e estratégias para que os clientes fiéis continuem frequentando seu negócio e ainda, assim, conquistar mais pessoas.

No ramo da beleza e da estética, um caminho pode ser tomado para que o seu salão e serviços complementares sigam com o movimento existente e alcancem um novo público; e isso pode ser realizado através de parcerias, que podemos chamar de co-branding.

Parcerias para Salão Através de Co-Branding

O co-branding é a junção de duas marcas ou empresas para desenvolvimento de uma ação ou novo produto. Isso agrega valor às marcas, além de atrair consumidores para ambas por estarem próximas de um novo público.

Além de conquistar novos clientes para o seu salão, você fará da concorrência uma aliada, bem como empresas de serviços complementares, e ganhará destaque em seu segmento por trabalhar em conjunto com outro empreendimento consolidado.

As oportunidades no segmento da beleza são infinitas, basta analisar quais empresas podem contribuir com as parcerias para salão e sucesso do seu negócio e buscar uma estratégia que funcione para todos os lados na ação proposta.

A conexão com outras empresas é uma excelente maneira de fortalecer o seu negócio e ainda contribuir para o avanço do mercado.

Para saber como criar uma boa parceria para movimentar o seu salão de beleza é importante seguir alguns passos, vamos a eles.

Quem é o seu cliente?

Antes de pensar na ação ou na empresa para formar parcerias para salão, é essencial saber para quem será desenvolvido este trabalho. Seu salão de beleza pode alcançar mais de um perfil de cliente, como no caso do atendimento unissex ou até mesmo em salões para mulheres, que atendem senhoras e adolescentes.

Nesse momento, defina qual será o público-alvo de sua ação de co-branding. Com essa informação fica mais fácil e assertivo direcionar suas escolhas e estratégias.

Esteja atento aos fatores externos que podem influenciar na sua decisão, como datas comemorativas, assuntos relevantes no cotidiano, entre outros. O mês de maio, por exemplo, é um ótimo mês para focar em ações direcionadas para as mães e filhas.

 

Como escolher sua parcerias para salão

As parcerias para salão devem ser escolhidas de acordo com o público estabelecido anteriormente. Esse perfil de cliente deve ser um ponto em comum com seu parceiro para que o co-branding faça sentido e alcance os resultados esperados.

Opte por uma empresa que ofereça serviços complementares aos que você já possui em seu estabelecimento.
Se o seu salão não possui manicure, busque por nail bars para montar uma ação para suas clientes. Para barbearias, por exemplo, pode ser interessante buscar por estúdios de tatuagem ou clínicas de estética para tratamento de pele.

Como o perfil de cliente a ser alcançado é o mesmo, a faixa de preço trabalhado na empresa parceira deve ser compatível com a mesma trabalhada em seu negócio.

Se você atender público A e buscar parcerias para salão com empresas que atendem público C, saiba que não irá funcionar; deve haver um padrão de atendimento e valores interessantes para o cliente final.

Como definir a ação

Como falado anteriormente, a ação deve focar em serviços ou produtos complementares. Portanto, pense no que mais seria interessante para agregar ao seu serviço – e ao contrário.

Uma pesquisa simples com sua clientela pode ser um bom canal para dar início às ideias e até mesmo as conversas informais durante o atendimento.

Todas as informações passadas se tornam material para trazer ainda mais lucro e sucesso ao seu negócio.

A partir da breve pesquisa e reconhecimento do cenário onde as empresas estão inseridas, é importante ver quais benefícios são interessantes aos clientes, mas que ainda não foram supridos por nenhum dos lados.

Em tempos de recessão econômica, sabe-se que os gastos com beleza estão entre os primeiros a passarem pelo corte no orçamento pessoal. Diante disso, que tal oferecer um bom desconto ou pacotes de fidelidade para os clientes de ambas as empresas?

A clínica estética do bairro lançou um novo tratamento e suas clientes estão comentando? Pode ser uma oportunidade de oferecer seus serviços dentro da clínica e vice-versa.

 

Como divulgar a ação

Use as ferramentas de comunicação que já possuem e anunciem nos veículos mais usados pelo seu público-alvo.
Na divulgação sempre utilize o nome das duas empresas para que o co-branding seja efetivo e ganhe mais força dentro da proposta inovadora.

Utilize as mídias sociais, e-mail marketing e também mala direta, que evidencia a importância da ação e do próprio cliente, que recebe o comunicado impresso em seu endereço.

Nesse momento, o contato telefônico não é interessante. Use esse canal para uma pesquisa de opinião depois de realizar a ação. Isso ajudará na mensuração dos resultados.

As ações de co-branding têm alcançado resultados positivos para quem decide inovar para manter o relacionamento com sua clientela.

Desejamos sucesso nesse caminho e não deixe de nos contar como foi implantar essa ideia no seu salão!

Como fazer seu Salão de Beleza crescer continuamente

Aprenda Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares