Outubro Rosa: Soluções Estéticas

Outubro Rosa: Soluções Estéticas

Manter a estética é umas das coisas que mais preocupam as mulheres após receberem o diagnóstico do câncer de mama. O tratamento da quimioterapia, tende a gerar alguns efeitos colaterais no cabelo, pele, sobrancelhas e unhas.

A reação pode ser diferente em cada mulher e é possível reverter esse quadro com alguns cuidados diários.

Veja abaixo alguns efeitos colaterais e sugestões estéticas:

Cabelos

O tratamento com a quimioterapia afeta o fio, isso porque o procedimento bloqueia o bulbo capilar, causando a queda mais intensa, e os cabelos acabam perdendo o brilho e a maciez.

Com a queda dos cabelos é aconselhável o uso do protetor solar no couro cabeludo, evitando a exposição dos raios ultravioletas que podem causar queimaduras de sol e manchas na pele. A utilização de lenços, chapéus e perucas também são uma boa opção.

lenco+chapeu

Sobrancelhas

Outro efeito da quimioterapia é a perda das sobrancelhas e cílios mas existem vários procedimentos que irão te ajudar nesse momento.

Você pode optar pelo uso dos cílios postiços, no mercado há uma variedade de modelos, cores e tamanhos, o ideal é que o jogo de cílios seja da cor natural e leve, para que não incomode durante o dia.

Nas sobrancelhas existem algumas alternativas, como a maquiagem que pode ser feita com lápis para sobrancelhas ou sombra em pó, outra sugestão é a dermopigmentação que é uma técnica não invasiva para preencher falhas das sobrancelhas, delinear olhos, preencher falhas e também desenhar uma inteira para quem não possui e este tipo de tratamento também pode ser feito no couro cabeludo.   

Seios

Esta é a parte do corpo que mais sofre danos, tanto pela doença quanto pelo seu tratamento e, por ser um símbolo muito forte do sexo feminino acaba por abalar muito as mulheres. Atualmente existem 2 soluções estéticas para essa parte do corpo, como o implante de silicone e também tatuagens que simulam os mamilos.

tattoo

Fonte: Caio Kenji/G1
Leia mais

Pele

Vale lembrar que esses efeitos são temporários e podem variar entre ressecamento, manchas, acne, vermelhidão. O ideal é tomar certos cuidados para aliviar os sintomas, com o uso de hidratante, filtro solar, evitar banhos quentes e exposição ao sol.

Unhas

As unhas das mãos e dos pés podem ficar escuras, amareladas e quebradiças. Mantenha sempre as cutículas hidratadas. 

A Patrícia Figueiredo, que passou pelo tratamento da doença e hoje tem um blog onde escreve sobre o assunto, dá algumas dicas de como cuidar das unhas durante o período da quimioterapia, confira aqui.

Então, enfrente o tratamento com pensamento positivo e cabeça erguida, e  lembre-se que essa fase é passageira e quando essa fase acabar nascerá uma nova mulher, pronta para brilhar. 

Aprenda Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares