Os 5 principais problemas de Administração em Salão de Beleza

Os 5 principais problemas de Administração em Salão de Beleza

Uma realidade triste no Brasil: muitos salões são abertos diariamente, porém, poucos prosperam a médio prazo. Isso acontece por uma série de fatores. Reunimos neste artigo os 5 principais problemas de administração em salão que podem levar a fechar.

1. Problemas de Administração em Salão e a alta de Liderança Servidora

Muitos donos de salões de beleza não entendem o quão o seu humor e estilo de trabalho podem influenciar nos resultados. Ser grosseiro, cobrar um tipo de comportamento que o mesmo não possui, falta de visão, remunerar o mínimo e não ser grato são só alguns pontos.

Sem um líder, nenhum negócio prospera por muito tempo. O mesmo vale para o seu salão. As pessoas que trabalham com você não precisam de motivação, elas precisam de direção. Seja um líder servidor, daqueles que buscam diariamente entender o que os seus liderados precisam para executarem um excelente trabalho e proporcionam isso a eles.

Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, tem uma frase que resume bem este estilo: “Eu não faço nada na minha empresa, meu papel se resume a cuidar das pessoas. Eu cuido das pessoas, elas cuidam da minha empresa”.

2. Gestão Financeira Ineficiente (e a falta de Integridade)

Entre os problemas de administração em salão o importante (em termos de negócios) é não é o quanto você fatura, mas o quanto o seu lucro representa percentualmente. Se o seu salão fatura R$50.000,00 por mês, mas precisa gastar R$47.000,00 para chegar neste resultado, será que o risco vale a pena?

Se, por exemplo, um outro salão faturar R$10.000,00, porém precisando investir somente R$7.000,00 para chegar neste resultado, ele não só atingiu o mesmo lucro que você, como fez isso com muito mais eficiência e menos risco.

Ambos dão R$3.000,00 de lucro, certo? Porém, com uma brutal diferença:

Cenário 1: R$3.000,00 / R$50.000,00 = 6% de lucro

Cenário 2: R$3.000,00 / R$10.000,00 = 30% de lucro

Pense agora como um investidor.

Se pudesse escolher, onde investiria o seu dinheiro? Em um negócio que dá 6% de lucro ou 30%? Apesar da resposta ser óbvia, grande parte dos donos de salão de beleza nunca fazem esta análise.

Você como líder tem a obrigação de saber se sua empresa é atrativa ou não do ponto de vista financeiro. Afinal, no cenário apresentado anteriormente, em qual salão de beleza você investiria o seu dinheiro?

Em nosso artigo Como tornar o seu Salão de Beleza mais Lucrativo falamos sobre alguns “custos escondidos” negligenciados por salões. Já no artigo Dicas Simples para Organizar as Finanças do Salão de Beleza tratamos de 4 estratégias que você precisa aplicar em seu dia a dia obrigatoriamente.

A principal delas é essa: Tenha um Salário. Vejas as demais aqui.

A Integridade vai além do Dinheiro

Este é um assunto delicado, porém, precisa ser tratado. Infelizmente alguns empresários tem o péssimo hábito de lançarem contas pessoais para a empresa e vice versa. Além de afetar o fluxo de caixa da sua empresa, passa uma imagem péssima para os seus funcionários.

E a integridade vai além dos números. Atitudes consistentes são importantes para manter as pessoas “na linha”, porém, se você não der o exemplo, existe uma grande possibilidade de em algum momento visualizar comportamentos como estes em seu salão de beleza. Afinal, seu liderados vão pensar: isso é normal por aqui.

Seja íntegro em 100% das suas atitudes, não deixe que desperdícios, pequenos furtos e momentos de fúria sejam “normais por aqui”.

Quer começar a resolver seus problemas de administração financeira hoje? Cadastre-se para usar o nosso sistema.

3. Falta de Planejamento da Experiência do Cliente

Você gosta de ir em um restaurante que um dia a comida está excelente, no outro, fria e sem gosto? Imagino que não.

Já reparou que grandes redes de franquias possuem um mesmo padrão de atendimento? Não vamos entrar no mérito do que é de fato um atendimento de qualidade, porque isso é relativo. O que é bom para você pode não ser pra mim ou vice versa.

Contudo, 2 coisas são unânimes: 1. Todos querem ser bem atendidos e 2. Existem alguns parâmetros universais, como por exemplo:

  1. A) Lugar limpo e bem iluminado;
  2. B) Pessoas educadas e que saibam conduzir uma conversa (orientando o cliente adequadamente);
  3. C) Preço e condições adequados ao perfil do cliente, estilo do estabelecimento e serviço entregue.

Parece óbvio?

Sim, mas novamente são poucos os salões de beleza que prestam atenção na experiência do seu cliente. Poucos planejam esta experiência adequadamente e poucos gestores conseguem perceber esses problemas de administração em salão.

Nossa sugestão é que você, juntamente com a equipe, comece a definir como deve ser esta experiência do início ao fim. Sugerimos estes artigos para te ajudar nesta atividade:

4. Falta de Estratégias de Marketing

Em nosso eBook Como montar um Salão de Beleza de Sucesso tratamos muito sobre como pensar de forma estratégica quando o assunto é Marketing. Afinal, não adianta ter um salão bonito, os equipamentos mais modernos e ninguém entrar nele.

O mercado de salões de beleza é altamente competitivo. Segundo estimativas do SEBRAE + dados do MEI (Micro Empreendedor Individual), existem hoje no Brasil cerca de 1 Milhão de salões (entre formais e informais).

Se isso não bastasse, some a esta conta os inúmeros canais no Youtube de mulheres que ensinam às outras mulheres como fazer quase tudo o que elas pagariam para fazer dentro de um salão.

Sendo assim, você precisa planejar e executar um Plano de Marketing. A boa notícia é que aqui mesmo em nosso blog já publicamos diversas ideias para te ajudar:

5. Administração e Treinamento da Equipe

Você precisa ser um líder, controlar as finanças, administrar a experiência do seu cliente e planejar suas estratégias de Marketing, e evitar ao máximo esses problemas de administração em salão. E se tudo isso já não fosse o suficiente, você ainda precisa Treinar sua Equipe, evitando assim problemas de administração em salão que podem levar a fechar.

Parece complicado, mas não é.

Tudo é uma questão de prática. É igual andar de bicicleta. Você sentou na bicicleta e saiu pedalando na primeira vez? Provavelmente não. Naquele primeiro contato pensou: Como controlar o guidão, pedalar, freiar, se equilibrar e olhar para onde se está indo ao mesmo tempo?

Com as atividades acima é a mesma coisa. Leva tempo, mas é possível se você encarar o seu salão de beleza como um negócio, não como uma fonte de renda. Percebe a diferença?

Pessoas…

Vamos ser honestos com você. De longe, nada é mais desafiador do que administrar pessoas. Por isso que os processos são importantes. Novamente precisamos citar as redes de franquias, pois eles possuem processos bem definidos justamente para evitar que “as coisas se percam no meio do caminho”.

Como dono do salão, você precisa definir – baseado na experiência que quer proporcionar aos seus clientes – o que os seus funcionários e colaboradores precisam fazer para atingir este nível de satisfação. 

Em nosso Webinário Cuidados para o Salão nas Festas de Final de Ano: Faturamento, Equipe e Atendimento, falamos bastante sobre como trabalhar com sua equipe. Dá uma olhada!

administração de salão de beleza

Aprenda Mais!

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