Os 3 Principais Problemas enfrentados por Salões

Os 3 Principais Problemas enfrentados por Salões

As oportunidades no segmento de salões de beleza têm atraído cada vez mais profissionais e empreendedores para novos negócios e já existentes. Com o aumento da oferta de estabelecimentos é possível perceber que nem todos que decidem entrar no mercado estão preparados ou estudaram a melhor maneira de seguir com seu salão de beleza e fazer dele um sucesso.

Muitos salões acabam fechando em poucos meses por não saberem lidar com os problemas enfrentados por salões, como não encontrar profissionais adequados ou até mesmo não trabalhar na divulgação como deveria. Salões de beleza que já funcionam há um tempo também têm sofrido com o aumento da concorrência e a falta de atualização do próprio negócio para atrair novos clientes e manter os antigos.

Alguns passos são essenciais para a saúde do seu empreendimento e se não houver atenção, podem levá-lo ao fracasso.

Preste atenção nessas dicas e veja o que pode ser melhorado ou mudado para que os principais problemas enfrentados por salões não aconteça com o seu.

Problemas enfrentados por Salões nas Finanças

Se não há controle das despesas, custos e lucros da empresa pode ter certeza que, mesmo sem fracassar com o salão de beleza, fica mais difícil trilhar um caminho de sucesso.

As finanças devem ser controladas, desde o menor custo até o principal lucro. Se você não cuida do seu dinheiro, nunca saberá se o negócio está dando certo ou não.

Se você não puder realizar a gestão financeira do salão, determine alguém para ficar responsável pela administração. Crie uma rotina financeira com todas as informações sobre contas a pagar, tributos, pagamentos de fornecedores e relacione ao caixa do salão para saber quais são suas entradas. Todas essas informações reunidas irão mostrar o quanto entra e, principalmente, o quanto sai do dinheiro gerado no seu negócio.

Muitos empresários que não se preocupam em cuidar da parte financeira do negócio não sabem, mas pagam para apenas manter a empresa aberta, pois não controlam nada em seu caixa e tem mais saídas do que entradas o que, obviamente, não permite que o estabelecimento dê lucro e, sim, prejuízo.

Um dos principais problemas enfrentados por salões e o descontrole financeiro e o dono não determinar um salário para si. Esse erro leva milhares de empresa à falência, além de desmotivar qualquer empresário a seguir com o negócio.

É importante saber que não é o que “sobra” que se define como salário, pois existem períodos onde se haverá um lucro maior e outras vezes menor. Defina seu salário de acordo com a região onde você tem seu negócio; em grandes centros e cidades a remuneração costuma ser maior, mas em sua cidade pode ser um valor mais baixo. Nada impede de você estabelecer uma meta de salário para você conquistar através do seu negócio em um período determinado.

Não cometa o erro de precificar seus produtos e serviços apenas pela concorrência sem avaliar qual é o seu preço de custo e margem de lucro.

Todas as despesas geradas pelo salão devem ser pagos por ele; não misture com suas finanças pessoais para não gerar problemas ainda maiores para você e seu negócio.

O seu capital de giro sustentará o salão de beleza antes que ele comece a dar lucro, o que pode chegar até três anos. É esse investimento que garantirá que a sua empresa funcione da melhor maneira antes do lucro.

E o lucro alcançado deve ser usado para reinvestir no próprio salão. O valor para reinvestimento que a empresa conseguiu deve ser transferido para o Fundo de Reserva que fica disponível para expansão do negócio, além de manutenções, compra de novos equipamentos e imprevistos; esse é o verdadeiro reinvestimento. Isso permite que seu fluxo de caixa possa ser equilibrado em momentos de baixa e manter a sua empresa em situação financeira estável.

Sem estratégia de Marketing e Publicidade

Nenhum negócio pode sobreviver sem saber como vender e divulgar seus serviços e produtos, ainda mais um salão que lida diretamente com o ramo da beleza. Quando pensado estrategicamente, todo investimento em ações de marketing e publicidade valem a pena.

Não pense que seu salão de beleza está garantido apenas pela bonita fachada e localização; faça bom uso das ferramentas disponíveis e potencialize sua comunicação para atrair mais clientes.

Sempre reforçamos como é importante que seu negócio esteja presente no ambiente digital. Tenha um site com todas as informações do salão: serviços, opções de pagamento, dias, horários, endereço e telefone. O site é a sua “casa” na internet, onde qualquer cliente ou prospect pode te encontrar.

Ampliando a experiência no on-line, abra já uma página no Facebook para o negócio e mantenha sempre atualizado com novidades, resultados de cortes, penteados e outros serviços para chamar a atenção dos seguidores.

Use esses canais para divulgar promoções e condições especiais. Aproveite datas comemorativas para atrair mais clientes com combos de atendimento ou descontos interessantes.

Participe de feiras do mercado de beleza e não deixe de ter seu lugar nos eventos da cidade. Isso expõe sua marca e atrai um público que pode ainda não conhecer o que você está oferecendo.

Lembre-se de escolher a divulgação que combina com seu salão e o público que você quer atingir. Se você optar por algo que não tenha razões estratégicas irá perder o dinheiro investido.

Não esqueça de avaliar suas ações, desde o anúncio no jornal até a participação no evento da cidade. Só mensurando os resultados você saberá o que realmente funciona e como funciona.

Quando novos clientes surgirem, não deixe de perguntar como eles conheceram o salão e perceba quais são seus principais indicadores. Isso ajudará no momento de refazer uma divulgação.

Atenção com os clientes

A localização do salão é excelente, a decoração está impecável, mas o relacionamento com seu principal público também tem recebido dedicação? Um dos principais problemas enfrentados por salões e o atendimento oferecido à clientela e os fatores que determinam seu retorno.

Não há divulgação que dê retorno se, quando ao chegar o salão, seu cliente não ficar satisfeito com o que encontrar. E sem clientes, sem lucro. Um passo não exclui o outro, como você pode ver.

O bom atendimento depende do tratamento dado por seus profissionais ao público e também o resultado através dos serviços oferecidos, seja no corte de cabelo ou na manicure.

Como já falamos no começo, a oferta de salões aumenta a cada dia. O seu atendimento é a garantia de fidelizar seus clientes.

Seus profissionais devem ser capacitados e estimulados a continuar buscando conhecimento de acordo com as necessidades do mercado. Inscreva seus colaboradores em cursos para especialização, participe de congressos e veja o que há de mais relevante para o segmento. Isso trará o diferencial para o seu salão, que sempre será capaz de oferecer novidades antes da concorrência e manter a clientela satisfeita, além de surpreender.

Ensine seus profissionais a se relacionar com os clientes, desde o “bom dia” até o “muito obrigado”. Eles devem ser colaboradores atentos, ouvintes, proativos e interessados no sucesso do seu negócio.

É muito difícil trabalhar com alguém que não esteja em sintonia com o negócio, mas para que isso seja possível depende de você expor de maneira clara quais são os anseios e visão do salão de beleza e tornar o seu pessoal participante dessa caminhada.

Se preocupe com o clima do ambiente de trabalho, pois isso influencia diretamente o resultado dos trabalhos. Assim, todos os lados ficam satisfeitos e trabalham para alcançar algo ainda melhor.

Uma dica Extra

Se você notou que algum desses problemas enfrentados por salões está presente em seu negócio, não deixe para começar a mudança amanhã. Comece hoje!

Esse é o seu negócio e ele depende de você e de seu trabalho duro para ser o sucesso que você espera. Melhore seus processos, melhore seus relacionamentos e com certeza você alcançará ótimos resultados.

Tem alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários.

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