Como uma boa organização pode melhorar o meu salão!

Como uma boa organização pode melhorar o meu salão!

A organização é um fator essencial para a gestão do seus negócios. Saber organizar e criar padrões para manter as informações de diversas áreas do seu estabelecimento sempre atualizadas é muito importante para que, no fim do mês, você saiba identificar suas forças e fraquezas e, assim, tomar ações efetivas para que o seu salão esteja sempre evoluindo. A seguir, as principais áreas de seu salão que precisam estar sempre muito bem organizadas e atualizadas!

appointment1   Agenda

Pode parecer óbvio o motivo pelo qual sua agenda deve estar sempre organizada. Afinal, confundir os horários de seus clientes e profissionais, marcar dois serviços no mesmo dia e horário ou até mesmo esquecer de agendar é algo inadmissível e irá gerar, não só situações desagradáveis, como fará com que você perca sua clientela.
Porém, o que poucos percebem é que sua agenda não serve apenas para marcar horários. Uma agenda bem organizada pode ajudá-lo, no final do mês, a identificar diversos padrões de comportamento, como, por exemplo:

  • Os dias em que seu salão tem mais movimento. Assim, você poderá criar promoções para atrair clientela nos dias de menor frequência.
  • Clientes que frequentam seu salão sempre no mesmo dia e horário. Atrais novos clientes é sempre bom, mas é de extrema importância cuidar bem e manter os seus clientes mais fiéis.
  • Possíveis ajustes que devem ser feitos na jornada de trabalho de seus profissionais, para adequar seus horários aos horários em que os clientes mais procuram seus serviços.

hairdresser5 Clientes

Criar um cadastro dos seus clientes é um dos passos mais importantes para fidelizar a sua clientela. Todos gostam de ser bem tratados e de receber alguma atenção especial. Portanto, medidas simples podem ser a chave para um cliente passar a ir apenas ao seu salão. Esse cadastro pode conter, desde informações básicas como nome, e-mail e telefone, até informações mais específicas, como:

  • Registrar a data de aniversário de sua cliente, para que nesta data você possa oferecer a ela algum tipo de desconto ou brinde, de forma a estimullá-la a ir ao seu estabelecimento.
  • Deixar registrado o grupo de profissionais com os quais a cliente gosta de ser atendida. Além de facilitar na hora de ver os horários disponíveis para agendamento, isso garantirá que sua cliente saia sempre satisfeita.
  • Registrar os produtos que a cliente gosta de usar. Além de garantir a maior satisfação e demonstrar uma atenção especial, isso irá ajudá-lo a organizar seu estoque. Essa medida pode prevenir situações mais sérias, como o uso de um produto ao qual, possivelmente, a cliente possa ser alérgica.
  • Reservar um campo para que possam ser deixadas observações sobre sua clientela, a fim de melhor atendê-la e, dessa forma, fidelizá-la.

 dollars19 Financeiro

O financeiro  precisa estar sempre minuciosamente organizado para o sucesso do seu negócio. É muito fácil que, no meio da correria do dia a dia, acabem ocorrendo confusões relacionadas ao caixa, às comandas e comissões. A única forma de evitar esse tipo de problema é organizar muito bem cada uma dessas funções. A seguir, algumas dicas para você não ter problemas em suas finanças:

  • Registre, diariamente, o valor em dinheiro com o qual você está começando o seu Caixa e, ao longo o dia, caso seja necessário a retirada ou injeção de dinheiro em seu Caixa, nunca se esqueça de registrar os valores de sangria e suprimento.
  • Sempre que abrir uma comanda, lembre-se de verificar se o profissional marcado na comanda a ser aberta é de fato o profissional que irá executar o serviço. Dessa forma, você não irá se confundir na hora de calcular as comissões. Além disso, caso haja mais de um caixa em seu estabelecimento, lembre-se de registrar qual caixa fechou cada comanda, pois, no caso de ocorrer algum erro, torna-se bem mais fácil localizá-lo.
  • Quando for calcular o valor total da comissão de seus profissionais, lembre-se de registrar os valores de bônus ou descontos, como, por exemplo, alguma bonificação oferecida ao profissional por cumprimento de metas ou algum desconto feito em função do uso de algum produto especial.

 organização  Estoque

 A importância de organizar o seu estoque consiste em poder identificar, no fim do mês, os produtos que saem muito e os produtos que estão parados, a fim de evitar o desperdício e até mesmo criar ações para utilizar os produtos que se encontram parados. Abaixo, alguns pontos importantes na organização de seu estoque:

  • Crie uma periodicidade para a compra dos produtos do seu salão e, dentro deste período, avalie a frequência exata de entrada e saída destes produtos, para que não haja desperdício.
  • Caso haja produtos que estão a muito tempo parados em seu estoque, procure identificar o motivo destes produtos não terem saída e crie alguma estratégia de marketing, como uma promoção em serviços que utilizam esse produto, e modo a estimular a sua saída.
  • Lembre-se sempre de registrar as saídas dos produtos e o motivo, como, por exemplo, se o produto foi utilizado em algum serviço ou se a saída dele é relativa a uma venda.

 

Todas as medidas acima podem parecer simples, mas são muito importantes. Elas permitirão uma melhor visualização do que está acontecendo em todas as áreas do seu negócio e, dessa forma, você poderá criar e analisar relatórios específicos, a fim de criar estratégias de gestão e marketing para otimizar seu lucros e atrair mais clientes.

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