Relacionamento de Fidelização de Clientes para Salão de Beleza

Relacionamento de Fidelização de Clientes para Salão de Beleza

Relacionamento de fidelização de clientes para salão de beleza, é o combustível para manter qualquer negócio vivo e funcionando, principalmente  que depende muito do movimento. Sempre dizemos aqui no SalãoVIP que mais importante do que atrair clientes é saber como mantê-los; e isso é alcançado através do relacionamento para fidelização.

Nenhum estabelecimento pode depender apenas da circulação de novos clientes, pois torna o negócio arriscado, já que o perfil de quem frequenta o seu salão não se torna definido e você não sabe como trabalhar novas oportunidades.

O seu salão de beleza deve se preparar para atrair, engajar e manter a clientela, e não apenas conseguir aquela primeira visita e agendamento.

Pensando nos clientes que você já possui, é importante traçar estratégias para que o seu retorno seja breve e que mais serviços se tornem interessantes para a mesma pessoa.

Veja alguns passos que vão te ajudar a manter o relacionamento com seus clientes e tornar a fidelização um dos seus principais resultados.

Banco de dados

Se o seu salão de beleza ainda não tem um cadastro de clientes, corra atrás dessas informações o quanto antes, pois elas valem o sucesso de fidelização de clientes que querem usufruir dos seus serviços.

Nessas informações, além de e-mail, telefone e data de nascimento, não deixe de acrescentar dados que ajudem a conhecer a clientela, como: cor e textura de cabelo, tratamento mais usado, serviço mais procurado, forma de pagamento, dias de preferência, entre outros.

No momento de pensar em ações e estratégias, você já saberá quem alcançar através deste cadastro.

Depois do Atendimento

Preserve o contato com seus clientes após a prestação dos serviços. Com o cadastro que você tem, envie um e-mail no dia seguinte do atendimento dizendo como foi bom tê-la no salão e, para ajudar no retorno mais rápido dessa cliente, ofereça um desconto exclusivo de preferência para algo que ela ainda não tenha realizado, como um novo tratamento para cabelos ou manicure.

A cliente já se sentirá muito especial pelo seu contato e entusiasmada para usar o desconto. A oferta deve ser por tempo determinado para que você possa mensurar de que maneira essa ação funciona com os retornos.

Os serviços mais atrativos

Através da ação anterior também será possível perceber quais são os serviços mais realizados e os que chamam mais atenção através dos descontos e, assim, pensar em novas estratégias.

Isso abre espaço para novas promoções e até criação de “combos” de serviços que se complementam, como luzes + hidratação.

Todas essas promoções devem ser informadas às clientes através dos contatos, principalmente por e-mail para que mais informações sejam dispostas.

Lembre-se sempre de colocar prazos para a duração das ações.

Fidelização de Clientes para Salão de Beleza

A fidelização de clientes para salão de beleza só pode existir com a via de mão dupla onde os dois lados contribuem para melhorias. Muitos empreendedores não se preocupam em ouvir o que o cliente tem a dizer, não cometa esse erro.

Saber quais são as preferências do seu público, e até mesmo as críticas, manterá seu negócio sempre próximo do esperado por seus clientes.

Para que isso aconteça, ouça o que eles têm a dizer. Aproveite seu cadastro e envie uma breve pesquisa por e-mail para ter a opinião de cada um deles. É possível, também, fazer pesquisas em redes sociais para descobrir as opiniões do seu público.

De maneira simples, abra espaço para que eles digam o que mais gostam no salão e o que é poderia melhorar. Isso deixa o cliente muito mais próximo do negócio e muito mais interessado em saber de que maneira sua opinião será aproveitada para modificações.

Mais canais de comunicação

Para tornar o salão ainda mais próximo de seu público, abra mais canais de comunicação. Não adianta nada disparar e-mails, mas não ter ninguém para respondê-los quando necessário, não é mesmo?

Se organize para que os agendamentos também sejam feitos através de ferramentas e mídias mais atuais, como o Facebook do salão, agendamento online e WhatsApp. As pessoas estão usando cada vez menos ligações, se o seu negócio já estiver atento a essa mudança sairá na frente da concorrência e estará mais perto da clientela com múltiplos canais funcionando a todo vapor.

Datas Comemorativas

O comércio se agita em datas comemorativas e o seu salão também deve se aproveitar disso. Faça ações para o “dia da mulher”, “dias das mães”, “dias dos pais”, “dia dos namorados”, “outubro rosa”, “novembro azul”, fim de ano e também datas menores e mais específicas.

Faça um planejamento no calendário para que todas ações e promoções possam ser avisadas previamente por e-mail para seus consumidores.

Trabalhar com essas datas mostra como seu salão é atento e se importa em agradar os clientes oferecendo o melhor serviço, com isso garantindo a fidelização de clientes para salão.

Cuide do visual de suas chamadas

É importantíssimo que seus e-mails e newsletters tenham um padrão estético e respeitem a identidade visual do seu salão (com cores, fonte e linguagem).

Para isso, recomendamos que contrate um designer para cuidar da criação dessas peças de comunicação.

Quando a chamada, além de interessante, é bem feita e tem uma bela apresentação, causa muito mais impacto que um e-mail simples apenas com um texto.

O investimento valerá a pena, pode ter certeza. Para que esse trabalho renda ainda mais frutos, faça num formato que possa ser compartilhada também nas redes sociais do salão e otimize o trabalho produzido.

A fidelização de clientes para salão de beleza dependerá da importância que você dá para aquilo que eles dizem e fazem no seu negócio. Leia as opiniões e críticas nas entrelinhas e esteja sempre preparado para dar o melhor às pessoas que mantém o seu salão crescendo.

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