Como Manter a Excelência no Atendimento de Clientes no Meu Salão

Como Manter a Excelência no Atendimento de Clientes no Meu Salão

O atendimento de clientes no meu salão é o cartão de visita e o que dá personalidade ao local. Como na maioria dos negócios, não é diferente, principalmente por fazer parte de um mercado tão competitivo, onde há a necessidade de se destacar como profissional e serviço em excelência.

Não faça parte dos salões que recebem reclamações pela falta de cuidado na hora do atendimento de clientes e busque sempre ouvir quem contribui para que seu negócio seja um sucesso: seus clientes.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e conhecedores dos métodos oferecidos no segmento. Por isso é importante que toda sua equipe esteja bem preparada para receber e atender este público.

Veja quais dicas devem ser seguidas em seu salão de beleza para que o seu cliente fica cada vez mais satisfeito com os resultados – e o excelente atendimento.

Dar Atenção no Atendimento de Clientes

Não é difícil encontrar clientes que dizem A, mas por falta de atenção ou de preocupação em compreender, o profissional entende B.

Muitas vezes, o cliente tem um desejo, mas não sabe explicar da melhor forma para que o profissional em atendimento possa trabalhar. E se nesse caso ainda for um cabeleireiro desatento? Ou uma manicure que está mais interessada com o horário de ir embora? Com certeza será um desastre.

Os salões de beleza se diferem de outros segmentos justamente pelo contato muito mais próximo com o consumidor e a possibilidade de conversas demoradas e muita interação devido o tempo que se dá para a realização dos serviços.

Use isso a seu favor e de seu negócio. Quando o cliente se sente bem, ele volta para realizar mais e mais serviços, pois já está familiarizado com o ambiente e com o que vai encontrar.

Adapte-se de acordo com o perfil do cliente, já que existem os mais expansivos e os mais reservados, mas sem perder sua personalidade, pois isso que dará o tom ao atendimento de clientes.

Mas lembre-se que, acompanhada da atenção, está a educação. Nunca se deve ir além do limite imposto pelo cliente e se deve estar atento ao momento de falar e ao momento de ouvir. Atitudes educadas mostram o perfil do profissional em questão. Nada de interromper a fala do cliente e muito menos deixar de responder.

No caso de dúvidas sobre o atendimento por parte do público, tenha sempre as informações renovadas para não deixar o cliente insatisfeito na hora em que decidir perguntar.

Converse, interaja, preste atenção, dê dicas pertinentes e você se verá ganhando a confiança do cliente.

Conheça Seus Clientes

Se você ainda não possui um cadastro de sua clientela, deve corrigir este erro o quanto antes.

É através das informações adquiridas que você saberá quem é o seu público, desde faixa etária a cor do cabelo.

Isso permite que você crie promoções, traga novos serviços, ofereça benefícios e deixe seu atendimento de clientes ainda melhor.

Além de dados básicos como endereço e aniversário, anote quais são os principais serviços usados por cada cliente e principal forma de pagamento.

Horários de Atendimento de Clientes

Horários marcados devem ser respeitados tanto pelo salão quanto pelo cliente, mas não há nada mais desagradável que chegar no horário marcado e perceber que não será atendido por despreparo do salão ou dos profissionais.

Respeite a agenda para que sua clientela acompanhe o ritmo. Em caso de atrasos ou alguma eventualidade, não deixe de avisar os próximos agendamentos o quanto antes para que o aborrecimento seja evitado. E não invente desculpas, pois pode causar problemas muito mais graves que um atraso.

Essas atitudes corroboram sua credibilidade com os clientes e mostram como você e seus profissionais se importam com cada um deles.

No caso dos salões que praticam atendimento de clientes por ordem de chegada, nada de privilégios ou “fura-filas”. Isso pode causar inúmeros desconfortos e é desrespeitoso com quem chegou antes.

Gentileza e Simpatia

“Obrigado”, “por favor”, “bom dia” e “boa tarde” devem sempre estar presentes no vocabulário dos profissionais que lidam com o público.

Não há necessidade de palavras rebuscadas, mas o mínimo de gentileza e educação são essenciais para criar a primeira impressão e mantê-la.

Observe se seus funcionários costumam ser cordiais durante o atendimento e se não, corrija-os também gentilmente.

A simpatia fica por conta do sorriso sempre presente no rosto de seus profissionais. Dias ruins acontecem, assim como o mau humor, mas eles não podem interferir na experiência profissional do cliente.

Não é preciso dar gargalhadas nem ser simpático ao extremo, mas sendo gentil e cordial, conseguirá transmitir simpatia à sua clientela.

Cuidado com o Falar

O tom de voz também deve manter-se equilibrado, sem risadas altas ou gritos dentro do salão. Um serviço não pode atrapalhar o outro que está sendo realizado, muito menos pelo incômodo de alguém falando muito alto.

Falar baixo também é proibido. Pessoas mais envergonhadas não conseguem falar em um tom audível, o que torna o atendimento complicado, seja pessoalmente ou por telefone.

Personalize seu Atendimento de Clientes

Agora que o comportamento dos seus profissionais já está alinhado com a preferência de seus clientes, pense no que pode agregar valor à experiência de quem decide visitar seu salão de beleza.

Algo muito simples pode ser a “cereja do bolo” para que a clientela volte para você e não opte por procurar outro salão.

Tenha disponível água, café, sucos e petiscos, como amendoim ou biscoitinhos, para o cliente desfrutar enquanto espera o atendimento ou a finalização de um tratamento, por exemplo. Isso torna o tempo dentro do salão ainda mais agradável.

Já possui Wifi para os clientes? Se ainda não, ofereça esse benefício. A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo conectadas, seja por lazer ou trabalho. Se seus clientes puderem realizar um serviço em seu salão e ainda resolver outras coisas pela internet ao mesmo tempo é excelente para seu negócio, pois mais uma vez você irá agregar valor para algo que já existe.

Brindes ou amostras de produtos usados no salão também são mimos que deixam o atendimento de clientes ainda mais especial e tem um custo mínimo para você enquanto o resultado pode ser incrível!

Além de todas essas dicas, vale lembrar que é interessante conversar com seus clientes para saber o que eles mais gostam no salão e o que poderia ser melhorado. Essa é a garantia de manter o seu negócio alinhado com a expectativa do seu público e mantê-los fieis aos seus serviços.

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