Estratégias de Marketing Infalíveis para Salão de Beleza

Estratégias de Marketing Infalíveis para Salão de Beleza

Estratégias de marketing são essenciais para qualquer negócio ou ramo, mas todas as ações devem ser pensadas de acordo com seu mercado e público. Algumas táticas costumam ser tão eficientes que se tornam estratégicas de marketing tradicionais e infalíveis para os negócios, como o seu salão de beleza.

O marketing oferece ferramentas e caminhos para alcançar os clientes e vender. Todo e qualquer dono de empresa está interessado em vender, sabemos que com o seu salão não é diferente. Portanto, é importante saber como potencializar as chances de oferecer e realmente vender seus produtos e serviços ao seu público-alvo.

Essas dicas são muito importantes para o seu negócio e devem ser aplicadas o quanto antes para que os resultados sejam alcançados. Não são conceitos complicados, muito pelo contrário, são caminhos simples que, com dedicação, farão seu negócio ir mais longe!

Veja quais são as estratégias de marketing infalíveis para o seu salão de beleza.

Construa um Ecossistema de Negócios

Ecossistema é o nome dado ao ambiente em que você possui diversos parceiros que promovem a sua marca, de maneira remunerada ou através de benefícios para que haja essa divulgação.

Esse sistema contribui para o fortalecimento da marca do negócio, pois a imagem estará vinculada a de seus parceiros, gerando mais credibilidade para seu salão de beleza.

Trabalhe parcerias com empresas locais, como lojas de produtos de beleza, lojas de suplementos orgânicos e academias; esses estabelecimentos possuem o mesmo tipo de público que o seu salão com clientes preocupados com a aparência e cuidados com o corpo. Lojas de roupas, lojas de perfumes e cosméticos ou consultoras de vendas em catálogos com produtos relacionados ao seu universo também são ótimas sugestões para parcerias nesse ecossistema.

Depois das parcerias, busque por indicações através de seus fornecedores para que eles promovam o seu salão, já que o produto da empresa está sendo oferecido dentro do seu negócio.

Seus clientes representam seu pote de ouro no momento de indicações, pois são os responsáveis pelo marketing boca-a-boca, o mais eficiente e uma das melhores estratégias de marketing até hoje.

Defina seus parceiros e a oferta relevante que você fará para cada um e, assim, efetivar essas parcerias no seu ecossistema. Tenha regras bem definidas para evitar prejuízos para ambos os lados e tenha material de divulgação para ajudar na parceria.

Monte planos trimestrais para acompanhar o andamento das ações e como cada parceria funciona. Não se esqueça que esse trabalho é para resultados a longo prazo, mas que trarão um ótimo retorno se bem trabalhado. Para saber ainda mais sobre Ecossistema de negócios, você pode clicar aqui e ler um artigo do jornal Estadão.

Estratégias de Marketing com plano de assinatura

O modelo por assinatura funciona para qualquer mercado, inclusive para salões de beleza. O serviço é ideal para clientes que buscam comodidade e fidelização a um tipo de produto e, principalmente, serviço.

Para definir seu plano de assinatura é importante estudar seu público e o padrão de consumo e, a partir daí, criar pacotes de serviços para seus clientes e receber um pagamento mensalmente.

O seu salão com certeza possui clientes fiéis que voltam de maneira recorrente e que você pode oferecer um serviço extra, com preço mais em conta, dentro de um pacote mensal.

Esse tipo de serviço oferece estabilidade ao seu negócio, pois há um controle nas “mensalidades” que você irá receber. Isso tira a dependência do movimento incerto e aumenta a fidelização da clientela.

Os clientes são atraídos pela disponibilidade e conveniência oferecidas através de seus planos de assinatura.

Aumentar o número de clientes com estratégias de marketing

Um dos principais erros dos salões de beleza é investir em divulgação e aquisição de clientes somente no início da operação e depois manter a divulgação com o único intuito de vender.

Se você deseja expandir o seu negócio, um dos passos é o aumento da clientela de maneira constante.

Pense sempre em ter um produto como “porta de entrada” para esse novo cliente que o faça ficar. Ofereça um serviço com custo baixo para que, através dele, haja uma fonte constante de clientes.

Com essa ação, nem todo seu investimento precisará ser em divulgação. Ofereça algo com alto valor agregado, mas com preço convidativo; isso irá atrair novos consumidores para o seu salão.

Faça parcerias com estabelecimentos de estética e beleza, como loja de cosméticos ou spas, para que o seu serviço de entrada seja oferecido nesses locais às clientes que ainda não conhecem seu salão.

Outro caminho pode ser pela clientela já existente através de indicação e descontos especiais a cada novo cliente. Isso irá fidelizar ainda mais quem conhece e usa seus serviços devido o benefício exclusivo.

Aumentar o ticket médio gasto pelo cliente

Alcançando um número maior de clientes, é necessário que eles consumam mais. A partir do momento que a clientela está no salão para obter determinado serviço, o caminho para vender outras oportunidades se torna mais fácil.

A estratégia nesse caso é pensar em serviços complementares para diferentes perfis de clientes para que haja a necessidade de experimentar aquilo que se é oferecido, pois existe uma vantagem e também a comodidade.

Pense em uma “esteira” de produtos ou serviços estratégicos a serem oferecidos ao longo da experiência do seu cliente em seu salão de beleza. Aplicando essa estratégia, o resultado será notável em poucos meses.

Aumentar o número de transações do cliente

Esse passo se concentra na estratégia para fazer com que o cliente volte mais vezes que o de costume. Para conseguir esse resultado você deve oferecer uma experiência incrível, mas não pense que isso exigirá ações complicadíssimas.

Uma experiência marcante é composta por elementos simples, mas que fazem toda a diferença num momento de decisão para o cliente, como: estacionamento, bom atendimento e organização, respeito ao horário agendado, profissionais atenciosos e tantos outros detalhes.

Se o seu cliente encontrar todos esses pontos em seu salão de beleza, pode ter certeza que o retorno vai acontecer. O potencial do seu negócio junto à sua criatividade irão alavancar as vendas e o movimento no salão.

Com empenho e todas essas estratégias, seu salão viverá uma nova fase de crescimento e ótimos resultados!

Ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários.

marketing para salão

Aprenda Mais!

9 Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares