Descubra 2 Estratégias de Marketing que Não podem faltar em seu Salão de Beleza

Descubra 2 Estratégias de Marketing que Não podem faltar em seu Salão de Beleza

Estratégias são recursos fundamentais para manter qualquer empresa prosperando no mercado.  E como diria Sun Tzu: “A guerra é ganha antes mesmo de se pisar no campo de batalha…”.

Portanto, listamos abaixo as 2 principais estratégias que não podem faltar em seu salão de beleza.

 

1. Programa de Parceria e Indicação de Clientes

Quase tudo o que compramos (produtos ou serviços) é por indicação ou influência de alguém. Logo, parcerias e indicações de clientes é um jeito muito inteligente e poderoso de fazer com que o seu salão de beleza cresça.

Parcerias

Procure lojas (farmácias, supermercados, lojas de suplementos ou produtos orgânicos) que vendam produtos de beleza ou produtos que atendem ao mesmo tipo de público que você deseja atender e faça parcerias. Clínicas que não ofereçam serviços concorrentes também são uma alternativa interessante.

Para se tornar conhecido e conquistar clientes, você vai ter que começar oferecendo alguns dos seus serviços de graça. Isso mesmo: de graça!

Lembre-se que se você fizer um bom trabalho, parte deles vão voltar no mês seguinte, fazendo com que o seu investimento retorne em 2 ou 3 visitas.

Crie um Programa de Parcerias com regras simples e o foco final no cliente, porém, deixando claro os benefícios reais para os parceiros ao indicar os clientes deles para você. Nem sempre é necessário dar um benefício financeiro diretamente para o seu parceiro. As vezes, o fato dele poder “dar de presente” um serviço gratuito para o cliente dele já é algo que ele percebe valor.

Importante: Não deixe que esta estratégia aparentemente simples te engane a ponto de achar que não precisa implementá-la. Ela pode ser um canal de entrada de muitos clientes para o seu salão.

 

Indicações

Além das parcerias com empresas locais que atuam em segmentos de negócios parecidos com o seu, você pode também criar um programa de fidelidade e indicação para os seus clientes. Lembre-se que eles são a maneira mais efetiva que existe de trazer novos clientes.

Exemplo: Um cartão presente que dá 30% de desconto na próxima visita ao salão desde que o cliente traga um amigo(a). O desconto de 30% também vale para o amigo(a)!

Parcerias e Referências são importantes para manter um fluxo saudável de novos clientes para o seu salão. Seja criativo, teste possibilidades e sempre pense em estratégicas ganha-ganha-ganha. Ganha o parceiro, você e o cliente!

 

2. Assinaturas

Muitos negócios possuem dificuldade em fechar o mês no positivo pois não conseguem prever um fluxo constante de entrada de dinheiro todos os meses. Isso ocorre em praticamente todos os segmentos de mercado, mas a boa notícia é que existe uma solução simples e ao mesmo tempo inovadora.

Se você pesquisar na internet, encontrará certamente milhares de negócios que estão adotando o que denominou-se no mercado como Modelo de Assinaturas ou Compra Recorrente.

Um grande exemplo de empresa que trabalha neste modelo é a Netflix. Você paga um plano por mês e assiste quantos filmes quiser. No entanto, empresas como Amazon, Google e Apple também já possuem iniciativas com este exato modelo de negócios.

Certamente você pode pensar que isso só funciona para itens digitais, mas isso não é verdade. É só pesquisar sobre Clube de Vinhos e Cervejas por assinatura para encontrar modelos de negócios de entrega de produtos físicos aqui mesmo no Brasil.

Mesmo com tudo isso você pode se perguntar: mas será que isso funciona em um salão de beleza? Bom, uma barbearia de Seattle possui um plano de assinatura para executivos de 600 dólares/ano que dá direito a 20 cortes e 10% de desconto em todos os outros serviços de higiene oferecido pelo salão. Aqui está o site dele: Capelli’s. (http://www.capellis.com)

O modelo de assinatura é uma grande tendência para os próximos anos e você pode se antecipar. Esta é uma excelente maneira de você inovar em seu mercado e, ao mesmo tempo, resolver um dos problemas mais críticos de um negócio: o fluxo de caixa.

Imagine como seria trabalhar com mais tranquilidade em um cenário como esse?

 

Recomendamos fortemente que você considere estudar mais a respeito e a implementar iniciativas como essa em seu salão de beleza nos próximos meses. E depois volte aqui para nos contar suas experiências.

Para finalizar, importante lembrar que estas 2 estratégias estão totalmente ligadas as estratégias ensinadas no artigo: 3 Maneiras de Fazer seu Salão de Beleza Crescer.

Conte pra gente o que achou deste artigo e se você utiliza alguma dessas estratégias atualmente

Até a próxima =)
 
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