Como otimizar a recepção do seu salão

Como otimizar a recepção do seu salão

Muitos empreendedores pensam que, por se tratar de um lugar de passagem, não é necessário investir tanta atenção. Mas a sua recepção deve ser o lugar mais bem cuidado para que, desde o início, o cliente se sinta bem de estar dentro do seu salão.

Como sempre falamos aqui no Salão Vip, a recepção é o cartão de visita do salão de beleza. Mas será que esse espaço tem sido aproveitado da melhor maneira? Sua recepção faz parte da experiência do cliente dentro do seu negócio?

A recepção deve começar tudo o que o cliente irá vivenciar dentro do salão de beleza e potencializar o atendimento. Portanto, deve ser um espaço bem aproveitado e não apenas para o balcão da recepcionista e algumas revistas.

Uma pessoa leva segundos para gostar ou não de alguma coisa ou ambiente, então faça de tudo para causar uma ótima impressão em sua clientela logo de vez com a sua recepção.

Traga pra porta de entrada do negócio o seu diferencial. Encante seus clientes com cada detalhe. Confira nossas dicas e saiba como otimizar a recepção do seu salão.

Organização

Ninguém gosta de entrar num lugar e encontrá-lo bagunçado. Além de causar a primeira-má-impressão, pode fazer com que uma pessoa não volte mais ao estabelecimento.

Por isso, sempre que a recepção estiver mais tranquila, veja se está tudo em seu devido lugar e organize para que esteja tudo pronto para receber o próximo cliente.

Arrume as revistas, limpe as bandejas, reponha os copos e mantenha o ambiente sempre limpo.

Tenha sempre por perto um aromatizador para que a recepção sempre tenha um perfume agradável. Escolha uma fragrância que não “brigue” com os outros cheiros do salão (shampoos, condicionadores, tonalizantes, etc). Os aromas criam memórias. Isso pode ajudar ainda mais no impacto causado em seus clientes.

Conforto

Junto a esse local de “primeira parada” sempre temos o espaço onde o cliente espera por seu atendimento. Pensando nisso, é importante que o ambiente da recepção seja o mais agradável e confortável possível.

Ambientes de muita circulação exigem o uso do ar-condicionado para equilibrar a temperatura. Principalmente em dias quentes, é essencial que o clima do salão seja ameno para que ninguém se sinta incomodado – tanto os profissionais quanto os clientes – desejando apenas a hora de ir embora; e isso inclui a recepção.

É importante que o clima do espaço seja agradável desde a entrada. Os clientes ficarão muito mais satisfeitos por terem escolhido o seu salão.

O momento da espera também inclui os assentos, que podem ser no formato de poltronas individuais, sofás ou bancos, dependendo do estilo do local e da decoração.

Na hora de escolher o assento, analise o estofado e material de acabamento. Você deve levar em consideração o conforto e durabilidade, já que a circulação no salão de beleza é intensa.

Também pense no espaço que você tem disponível para acomodar os assentos e quantos são necessários. É muito desagradável deixar os clientes esperando em pé. Por isso, analise quantas pessoas em média são atendidas ao mesmo tempo para saber como poderá acomodar durante a espera, e não se esqueça dos possíveis acompanhantes: filhos, amigas e mães, por exemplo.

Entretenimento

Quando falamos de oferecer um experiência para o cliente é oferecer além do resultado que se espera.

Se sabe que é natural passar bastante tempo em um salão de beleza, pois muitos serviços e tratamentos são mais demorados. E é esse período que deve se tornar agradável, mas de que maneira? Tenha opções de entretenimento no estilo e preferência de suas clientes.

No caso de revistas, escolha as que mais combinam com o perfil das clientes, no caso se são mais jovens, casadas, mães ou senhoras. Assuntos diferentes também são bem vindos, como revistas de notícias, economia e empreendedorismo. Lembre-se que mulheres não falam só de cabelo e maquiagem.

Na TV siga o mesmo caminho. Tenha canais de interesse coletivos a disposição das clientes e outros que podem interessar para variar o pano de fundo da sua recepção e ainda entreter. Canais de TV por assinatura podem ser um diferencial, vale a pena estudar se é interessante para o seu salão.

O WiFi também faz parte do entretenimento, já que os clientes ficam livres para acessar o que quiserem de seus dispositivos eletrônicos. Tenha disponível a senha em um quadrinho logo na entrada para que ninguém se sinta envergonhado em pedir.

Bebidas e Petiscos

Há pouco tempo, ninguém imaginava misturar comida com atendimento de beleza, mas os grandes salões já entenderam a necessidade de ter uma cozinha preparada para atender os desejos da clientela e já oferecem um menu de refeições, lanches e bebidas para que seu público se sinta ainda mais à vontade no ambiente.

Mas dá pra levar isso para qualquer salão e de qualquer tamanho? Dá sim e, principalmente, para sua recepção.

Tenha um espaço para minibar com petiscos no seu salão. A ideia pode parecer simples, mas é inovadora para os salões de beleza.

Disponibilize água, refrigerante, sucos e os tradicionais chá e café. Batatinha e amendoins de variados tipos são ótimas opções para acompanhamento, assim como biscoitinhos e petit fours. Salada de frutas também é uma boa ideia para dias de verão, assim como o chocolate quente para os dias frios.

Todas essas opções dão pouco trabalho, mas sem dúvida vão render muitos elogios pela preocupação em servir bem sua clientela.

Parcerias

Converse com um dos seus principais fornecedores e tenha um stand exclusivo de produtos que podem ser usados em casa por seus clientes.

Esse pequeno espaço de apresentação dos produtos permite que, cada pessoa que estiver em sua recepção, conheça uma marca diretamente e, no caso de interesse, adquira um dos produtos disponíveis diretamente no salão.

Você pode intercalar marcas ou linhas de produtos para deixar sempre diferente e atrativo para quem vai ao local. Negocie um preço diferenciado para que se torne ainda mais interessante a experiência da compra.

Em um mercado com uma concorrência tão grande, preços e serviços parecidos, é com pequenos passos e ótimas dicas que se encontra o lugar de destaque para o seu salão de beleza.

Analise sua recepção hoje e veja quais ideais você pode inserir e deixar o ambiente ainda mais gostoso e atrativo para seus clientes.

Ficou alguma dúvida? Não deixe de perguntar nos comentários.

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