Como Escolher o Perfil dos Profissionais do meu Salão

Como Escolher o Perfil dos Profissionais do meu Salão

Decidir quais profissionais contratar para trabalhar no seu salão de beleza é decidir quem ajudará o seu negócio a dar certo. Para isso, alguns passos devem ser seguidos, tornando sua seleção e decisão final mais certeira e tranquila.

É sabido que o segmento sofre com a rotatividade dos profissionais, mas procurando da forma certa e tendo em mente o que se deve encontrar num funcionário, podem tornar suas escolhas diferentes das que seriam tomadas sem tanto preparo.

Experiências, credibilidade e indicação são fatores importantes para contratar um profissional, mas será que é o suficiente? O que mais deve ser analisado antes de escolher alguém para trabalhar com você?

Separamos algumas dicas importantes para te ajudar a escolher o perfil dos profissionais para o seu salão de beleza.

Conheça o seu negócio

Antes de saber quem se deve contratar, é essencial saber para o que se está contratando. Nem todos os empreendedores têm de maneira clara – ou se preocupam em saber – quais características definem seu próprio negócio.

O seu salão de beleza tem uma identidade que deve ser respeitada inclusive num processo seletivo para que não haja conflito entre a personalidade dos profissionais e a da empresa.

O seu público-alvo, estilo de atendimento, serviços e diferenciais devem te ajudar a traçar o perfil do profissional que você procura.

Quando você não entende quem são seus clientes e até mesmo quais as características que o seu salão de beleza carrega, a contratação de funcionários pode ser um desastre e te levar a tão temida rotatividade de pessoal.

Quanto mais claro você tiver essas informações em mente, mais fácil será de identificar nos profissionais aquilo que se precisa.

Características essenciais

Agora que você já reconhece a identidade do seu salão de beleza, sabe dizer o que é importante encontrar em um profissional.

Os profissionais devem se parecer com seus clientes, não apenas na aparência, mas também no comportamento e personalidade.

Por exemplo, num salão especializado em cabelos loiros combina ter uma recepcionista de cabelos castanhos? Ou num salão especializado em cabelos afro, você contrataria um cabeleireiro que é apenas bom com escovas ou alisamentos?

Faça uma lista com todos os pontos que devem ser avaliados, como: comportamento, experiência e aparência.

Comportamento e Personalidade

O seu salão atende um público mais popular ou de alto padrão? Seus clientes gostam de uma boa conversa ou preferem a discrição na hora do atendimento?

Esses e outros pontos, como idade média da clientela e gênero, são pontos importantes a se considerar.

Seus profissionais são a cereja do bolo de tudo que se oferece num salão de beleza, afinal, o resultado que se espera alcançar depende deles. E o resultado não é apenas um bom penteado e unhas bonitas, mas todo o processo no atendimento.

Esse profissional sabe conversar quando o cliente pede por isso? Ou mais importante: ele sabe parar de falar quando o cliente não quer interagir?

O seu profissional sabe ouvir os clientes para chegar o mais próximo daquilo que é pedido?

O atendimento feito por seus profissionais será de acordo com a personalidade de cada um, mas ela deve refletir como o seu salão trabalha.

Busque por colaboradores simpáticos, proativos, atentos e ótimos ouvintes.

Experiência e Competência

Contratar profissionais com conhecimento e vivência na área contribui para um atendimento ainda melhor ao seus clientes.

No momento de divulgar a vaga, é importante deixar claro quais são as habilidades que se procura para o processo seletivo. Isso permite que você economize tempo na hora de avaliar os currículos e perfis.

As experiências também devem ser conferidas com os locais anteriores por onde o funcionário já passou. Isso trará ainda mais informações relevantes sobre o candidato para a vaga através das referências.

Também leve em consideração novos profissionais, mas que buscam experiência e conhecimento no mercado através de cursos de capacitação e especialização. Profissionais interessados no ganho de conhecimento estão dispostos a aprender e isso pode ser interessante para o seu salão, para que o funcionário se adapte rapidamente às regras da empresa.

Aparência

No caso do salão de beleza, é imprescindível levar em consideração a aparência dos profissionais que vão trabalhar com você, desde a recepcionista até o principal cabeleireiro.

A identidade do seu negócio deve ser transmitida em detalhes. Já imaginou um salão com uma recepcionista sem maquiagem? Um cabeleireiro que não cuida dos próprios cabelos? Acredite, isso existe, mas só prejudica a imagem do negócio.

Quem trabalha com estética e beleza deve se interessar pelo segmento e, principalmente, cuidar da própria aparência. Colaboradores com uma boa apresentação mostram como todos se importam de estar trabalhando no salão e de cuidar de seus clientes.

Onde encontrar o profissional?

Você tem inúmeras opções para divulgação das vagas e, também, buscar por profissionais. Os caminhos tradicionais costumam alcançar uma maior quantidade de pessoas e outros canais ajudam a chegar diretamente a pessoas interessadas no trabalho.

Veículos de comunicação: Uma das opções mais simples e que geram bons resultados de alcance. Divulgue as vagas em jornais da cidade e região e sites com mural de vagas. Nesses casos, é importante detalhar a vaga com o maior número de informações relevantes que já ajudam a filtrar os currículos e contatos.

Redes sociais: Use o perfil do salão e o seu pessoal. Isso trará, além do contato de profissionais que acompanham seu trabalho, ótimas indicações de amigos e outros colegas de profissão.

Indicação: Converse com seus cliente, amigos e familiares sobre profissionais que eles talvez conheçam. Indicações sempre trazem ótimas opções de contato, além da referência através de pessoas que você confia.

Escolas profissionalizantes: Procure em escolas que ofereçam cursos da área de beleza. Nelas costuma-se encontrar currículos ou banco de dados sobre os alunos da escola e suas habilidades.

Escolher o perfil dos profissionais para o seu salão de beleza ficou mais fácil, não é mesmo? Agora conte a sua experiência nos comentários! E se tiver mais alguma dúvida, não deixe de nos escrever.

banner-blog (1)

Aprenda Mais!

7 Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares