Como contratar uma Recepcionista para Salão de Beleza

Como contratar uma Recepcionista para Salão de Beleza

Não basta oferecer um ótimo serviço, se o seu atendimento deixa a desejar.

Na hora de contratar o seu pessoal, procure pelo melhor cabeleireiro e manicure, mas não se esqueça de procurar pela melhor pessoa para sua recepção.

Contratando recepcionista para salão

A contratação de profissionais exige muita atenção e cuidado por parte do dono do salão. No ramo da beleza, que cresce muito rápido, isso se torna ainda mais complexo, pois o mercado tem recebido cada vez mais pessoas procurando uma oportunidade. Isso exige mais do empresário, para distinguir profissionais qualificados e capacitados para o negócio.

Para contratação de uma recepcionista para salão, além de buscar pelas qualidades necessárias, é importante encontrar um perfil de profissional que combine com a personalidade do seu salão de beleza.

Lembre-se que é esse profissional responsável pelo primeiro contato com todos os clientes que vierem até o estabelecimento, causando, assim, a primeira impressão. Além disso, se torna responsável por toda organização, controle do movimento e agenda do salão, o que interfere diretamente na qualidade e lucro do seu negócio.

Já dá para entender como o papel do profissional da recepção é importante, certo?

Agora veja algumas dicas que vão te ajudar no momento de contratar recepcionistas para salão de beleza.

Trace um perfil

Todos os profissionais escolhidos para trabalhar com você devem combinar com a personalidade do salão. Para isso, é importante ter um perfil definido do tipo de pessoal que você deseja contratar e, assim, escolher pessoas que chegam mais próximo daquilo que se precisa.

Se o salão é frequentado apenas por mulheres, é importante ter definido que a vaga é para o sexo feminino. Mas qual é a faixa etária que frequenta o salão e quais são as preferências dessa cliente?

Num salão com foco no atendimento de senhoras, será o ideal contratar alguém muito jovem para a recepção? Num estabelecimento focado em cabelos afro, vale a pena contratar uma recepcionista de cabelos lisos?

Esses e outros “detalhes” devem estar muito bem delimitados antes de anunciar a vaga, para que você já possa filtrar mais facilmente para o tipo de profissional que procura.

Características indispensáveis

No papel da recepcionista, além de todas essas particularidades já definidas, é importante buscar por um pessoa:

  • Comunicativa;
  • Muito educada;
  • Proativa
  • Simpática.

E simpatia não pode ser confundida com efusividade e nem excesso de intimidade. Isso pode causar constrangimento nas clientes e tornar o atendimento desagradável, causando problemas mais sérios, como a perda da clientela.

A recepção sempre ouve todos os assuntos dentro do salão, mas não comenta sobre eles. Isso exige uma pessoa discreta, mas também atenta.

Avalie também a conduta e temperamento das pessoas que está entrevistando. Não se pode trabalhar com pessoas de “pavio curto” ou muito estressadas. Isso pode desencadear crises com clientes e com o corpo de profissionais do próprio salão.

Veja se o profissional atende bem tanto pessoalmente quanto por telefone e se é organizado, para que a agenda de atendimento sempre esteja em dia e sem buracos.

Falando em dinheiro, lembre-se que é na recepção que os pagamentos são acertados. Portanto, a pessoa responsável por isso deve saber lidar com dinheiro, troco e também, máquinas de cartão para que o controle do caixa sempre esteja em dia.

Análise a apresentação

Uma bela aparência é imprescindível. Em alguns locais isso pode não ter relevância, mas num salão de beleza é primordial que a apresentação do recepcionista seja impecável.

Por isso, no dia de conhecer as pessoas candidatas à vaga, veja como cuidam do cabelo, da maquiagem, das unhas e também da roupa.

Um profissional de salão de beleza deve demonstrar seu próprio interesse através do visual, para que os serviços oferecidos no estabelecimento sejam vistos desde a recepção.

Busque referências

Mesmo que as experiências listadas no currículo seja de outras áreas, não deixe de buscar referências nos antigos empregos.

Converse sobre a conduta, temperamento, nível de atenção e comprometimento do profissional junto às empresas em que já trabalhou.

Se o profissional já trabalhou com caixa e movimentações financeiras, pergunte sobre isso para saber qual é a desenvoltura e capacidade da pessoa em lidar com dinheiro.

As informações darão mais embasamento na hora de escolher que irá trabalhar com você em seu salão.

Pergunte por indicações

Seus familiares, amigos e até mesmo seus clientes podem ter boas indicações para a função de recepcionista.

Pergunte para pessoas em que confia se conhecem alguém com habilidades para o cargo, mas não deixe que a proximidade e indicação influenciem na hora de escolher a pessoa ideal.

Nesse momento, apenas o lado profissional importa. Portanto, não contrate pessoas que, futuramente, você pode ter dificuldades de conversar, corrigir ou até mesmo demitir.

Crie um diálogo

Desde a primeira entrevista, informe de forma clara o que se espera do profissional a ser contratado para que não haja surpresas durante o caminho.

Isso abre caminho para que dúvidas sejam esclarecidas logo que aparecem e não causem problemas ou até frustrações.

Esteja sempre perto de seus colaboradores para que eles se sintam a vontade em trabalhar com você e cooperar para o sucesso do seu negócio, contribuindo da melhor maneira.

Com esses passos, você está cada vez mais perto do melhor recepcionista para salão de beleza! Conte aqui nos comentário se deu tudo certo com você e seu negócio.

banner-blog (1)

Aprenda Mais!

2 Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares