Como Aumentar o Faturamento da sua Clínica de Estética

Como Aumentar o Faturamento da sua Clínica de Estética

É a hora de pensar no que fazer para aumentar o faturamento da sua clínica de estética. A definição de estratégias de marketing, pacotes de serviços e promoções irão definir o movimento e interesse do seus clientes naquilo que você oferece.

Como sempre falamos por aqui, caminhos simples podem fazer muita diferença no seu negócio e na maneira de trazer lucros. Atente-se às ideias que vamos te apresentar:

Feedback

Saber a opinião de seus pacientes é importante para saber o que está funcionando e o que pode melhorar.

Monte uma pesquisa simples e deixe disponível na recepção para que o cliente possa responder logo após o tratamento. Ou pode, com essa mesma pesquisa, aplicá-la por telefone. Esse trabalho exige tempo para insistir nas ligações, mas pode não alcançar a mesma eficácia, já que hoje poucas coisas são resolvidas através de uma ligação.

Com essas respostas, você e sua clínica farão o melhor para atender os clientes e ainda terá embasamento para criar novas ideias para o negócio.

Cadastro de Clientes

É imprescindível saber quem frequenta sua clínica de estética e quais são suas preferências.

O cadastro deve conter, além dos dados pessoais (telefone, endereço, email, data de aniversário, profissão), informações dos tratamentos mais usados.

A combinação dessas informações te ajudarão a traçar o perfil real da sua clientela e qual é o serviço carro-chefe da clínica.

No caso de clientes que deixaram de realizar tratamentos, é uma maneira de retomar o contato e contar sobre lançamentos ou oferecer alguma vantagem para trazê-lo de volta.

Faça um cadastro de possíveis clientes também. Essa lista servirá para envio de informativos e contatos futuros para passar informações de tratamentos pelos quais pessoa possa se interessar.

Planeje suas Ações

Olhe para o calendário anual e veja quais datas e períodos são os mais interessantes para promoções, descontos e ações diferentes.

Fazer uma ação de uma semana para outra, como muitos estabelecimentos fazem, deixam brechas que podem levar o seu plano por água a baixo e trazer prejuízo.

Quando você se antecipa ao que está planejando, consegue olhar racionalmente e com menos ansiedade detalhes muito importantes para cada etapa daquilo que se decide fazer.

Se o calendário anual for muito complicado, planeje o seu semestre. Veja datas comemorativas, feriados e períodos de alta/baixa do negócio para saber quais são as melhores ações a realizar.

Dessa maneira você pode preparar o seu pessoal, a divulgação, decoração e o seus clientes, que também deve ser avisados com antecedência para poder participar.

Isso gerará uma estimativa do quanto irá aumentar o faturamento a partir das promoções e ações.

Newsletter

Como o cadastro de seus clientes e prospects ajudará a manter contato com eles, o envio de newsletter por email é uma ótima maneira de informar sobre o seu negócio e serviços disponíveis sem ser tão invasivo.

Descontos em datas especiais como mês de aniversário, Dia das Mães e Dias dos Namorados são sempre bem vindos.

Além disso, com o e-mail da clínica presente na caixa da entrada, fica mais difícil do cliente esquecer seus serviços.

Eventos

Ao planejar suas ações e promoções, abra espaço para eventos em seu calendário. Eles podem ser realizados na própria clínica ou participação em feiras e demais eventos realizados na cidade e região.

É importante ser visto pela clientela e pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho, e o evento é uma das melhores formas de divulgação, pois traz as pessoas para perto do seu serviço.

No mês de março, você pode idealizar uma Semana da Mulher, por exemplo, e no mês de outubro pensar em atividades para o Outubro Rosa. São datas significativas para as mulheres e que elas já esperam bons convites.

Combine a participação de seus fornecedores para apresentação de novos serviços e produtos e até mesmo sessões gratuitas.

Contate os canais de notícias e mídias da cidade para fazer a cobertura do evento. As pessoas gostas de ver e serem vistas, aproveite isso!

Mídias Sociais

É imprescindível ter ao menos um perfil nas redes sociais. No caso da clínica de estética, podemos aplicar a mesma lógica dos outros segmentos de beleza: Facebook e Instagram.

São duas redes sociais fortes em imagens e vídeos, tipos de publicação mais adequadas à serviços de estética.

Nessas plataformas você pode divulgar as opções de tratamentos, promoções, pacotes, eventos, parcerias e a transformação de clientes.

Mostrar os resultados é uma das melhores maneiras de atestar a qualidade dos seus tratamentos.

Agendamento On-line

Você pode disponibilizar em seu site o agendamento para as clientes. Ele pode ser realizado através de um sistema personalizado ou por skype, que deve sempre estar conectado.

Isso desvincula o telefone (evitando um gasto a mais para você e para a cliente) e torna o processo de agendamento mais prático.

Flexibilidade

Se você percebeu a necessidade de trabalhar em horário estendido, analise a oportunidade e veja se pode abraçá-la.

Trabalhar antes e depois do horário comercial, atrai clientes que trabalham todos os dias e não têm folgas durante a semana.

Anúncios

Avalie a melhor maneira de divulgar seu negócio em sua cidade. No caso de veículos de comunicação, como jornais e revistas, faça um teste de anúncio para saber qual resultado irá gerar, e se irá aumentar o faturamento.

É importante, sempre que um novo cliente aparecer em sua clínica, perguntar como ele conheceu o local ou deixar uma pequena pesquisa no balcão da recepção para ser respondido buscando esse tipo de informação.

Muitos empreendedores acham que divulgar em meios de comunicação é essencial, mas em nenhum momento mensuram os resultados desse anúncio. Às vezes nenhum retorno tem sido gerado ou pode não ser esta a melhor forma de atrair clientes.

De qualquer maneira, é importante testar as opções que você tem em sua região para mostrar sua clínica de estética.

Descontos Pacotes

Sempre ofereça descontos para os novos clientes e também para os fieis, e tenha disponível pacotes de tratamentos para manter a clientela presente.

Os descontos sempre são atrativos. Você pode oferecer um desconto especial a partir da quinta sessão de um tratamento ou para a cliente usar um novo serviço.

No caso dos pacotes, é interessante colocar um dos tratamentos mais realizados com o menos conhecido para saber se o público se interessa ou não por determinado serviço. Essa é uma maneira de tornar o tratamento conhecido para os clientes que podem ter alguma resistência à novas técnicas.

Faça sua clínica de estética aparecer através de divulgação, eventos, redes sociais e o famoso “boca a boca”, mas não deixe apresentar novas ideias à sua clientela.

Além de fidelizar seus clientes, vai atrair mais e mais pessoas para o seu negócio.

banner-blog (1)

Aprenda Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares