Como Aumentar as remarcações e o faturamento do Salão de Beleza

Como Aumentar as remarcações e o faturamento do Salão de Beleza

 

Se o seu salão de beleza ainda não possui uma estratégia de remarcação de clientes, certamente você está deixando “dinheiro na mesa”. Nesse post iremos falar sobre como aumentar as remarcações e o faturamento do Salão de Beleza.

“Deixar dinheiro na mesa” é uma expressão muito utilizada por empresários para exemplificar situações em que uma empresa ou pessoa está perdendo oportunidades por não analisar atentamente o cenário como um todo.

A maioria dos seus concorrentes estão preocupados em conseguir cada vez mais clientes novos. E não há problema nenhum com isso, porém, esquecem que é nos clientes atuais que existem as melhores oportunidades de crescimento.

Existe ainda um mito de que os clientes não vão pagar por um serviço antecipadamente ou reservá-lo no momento em que estão saindo do salão.

Digo que tudo é uma questão de estratégia e abordagem.

Na prática, qual é o melhor momento para vender um serviço (ou produto) para uma cliente?

No auge da sua experiência!

Isso mesmo! No momento em que a mulher está com o cabelo lindo, unhas maravilhosas e a pele perfeita, este é o momento em que você pode:

  • Propor uma remarcação dos mesmos serviços em 30 dias (dando um pequeno desconto ou um bônus que a estimule a fechar a venda e pagar antecipadamente);
  • Vender um produto adicional que ela possa utilizar em casa.

Com estes 2 passos você pode aumentar as remarcações e/ou o faturamento ao mesmo tempo.

Um benefício (psicológico) adicional ao propor a remarcação no momento em que ela está pagando pelos serviços é que você se preocupa com ela.

Você não quer que ela eventualmente ligue no salão e não consiga uma hora marcada. Este é um argumento que pode e deve ser utilizado pelo seu time de atendimento.

Montando a Estratégia

1. Prepare o seu time de Atendimento

Escreva um pequeno script com os principais benefícios que a cliente tem ao fazer a remarcação no momento do pagamento.

Exemplo:

  • Ao remarcar agora, você ganha um serviço de manicure grátis;
  • Tem 20% de desconto na hidratação do cabelo se trouxer uma amiga na próxima visita;
  • Garante seu horário para o próximo mês;
  • E ainda pode parcelar.

Mas falar somente dos benefícios não é suficiente. É preciso pensar também na abordagem e para isso, o seu time precisa ser treinado para identificar o contexto do cliente e saber se é a hora ou não de oferecer a remarcação.

Dicas simples:

  • Sempre use o nome da cliente. Este é um recurso básico, mas que ajuda a fazê-la prestar atenção em você. Não há nada mais importante para uma pessoa que o seu nome. Isso demonstra uma certa intimidade, que você a conhece e portanto, ela deve prestar atenção na sua proposta.
  • Evite perguntas fechadas.

Ao invés de usar: “Você não quer já deixar marcada a sua próxima visita?“ Onde a provável resposta da Cliente é: Não.

Use: “Camila, seu cabelo ficou incrível! Posso te dar uma dica? Com pequenos ajustes daqui 4 semanas ele vai ficar ainda melhor! Garanto! E olha, eu sei que o seu dia a dia é corrido, por isso eu já vi aqui na agenda que temos horário para você na quarta-feira (que é o dia que você sempre marca com a gente) ou sábado daqui 1 mês, que dia você prefere voltar?“.

Concorda que é muito mais difícil responder “Não” para esta pergunta?

Outro ponto vital é certificar-se de que todos do seu time entendam claramente a importância destas ações para o salão.

Um salão com alta taxa de remarcação geralmente proporciona:

  • Maior segurança dos empregos de todos;
  • Maior previsibilidade dos trabalhos a serem realizados e estoque de produtos;
  • Maior fidelização do cliente a longo prazo;
  • Comissões mais regulares para os profissionais terceirizados;
  • Menor ociosidade dos times.

E muito mais… (é só você pensar um pouco que certamente vai lembrar de outras vantagens).

Agora para potencializar ainda mais as chances de sucesso desta estratégia de remarcação, sugerimos que você crie prêmios ou bonificações individuais para quem conseguir o maior número de remarcações ao longo de 3 meses. E também um prêmio coletivo para estimular a ajuda mútua de todos.

2. Trabalhe um Calendário de Ações

Se você sabe quais são os principais feriados e datas especiais do ano em que seus clientes geralmente precisam dos seus serviços, porque não trabalhar de forma proativa em cima delas?

Explico:

Coloque o seu time de atendimento para fazer ligações para as suas melhores clientes 15 dias antes de cada uma destas datas importantes. Explicando que elas tem a preferência no atendimento e por isso que estão ligando. Pois você quer se certificar de que elas não vão ficar de sem vaga.

O segredo para se diferenciar é ser proativo!

Outra dica é: Tente pensar em serviços especiais ou customizados para cada uma destas datas e clientes preferenciais. Quanto mais customizada for a sua oferta para estas clientes, maior será a sua taxa de conversão.

3. Reveja a “Experiência do Cliente” de tempos em tempos

Aplicando corretamente as informações anteriores, as chances são de que a sua equipe fará um grande trabalho no que diz respeito a remarcação, porém, se a “experiência do cliente” não se mantiver incrível, ao longo do tempo, vai ser cada vez mais difícil aumentar as taxas de remarcação.

Quando se trata de novos clientes, uma maneira fácil de melhorar a sua experiência e as taxas de novos agendamentos é combinando estes clientes com os profissionais que melhor se adaptem ao seu perfil. Siga essas dicas para conseguir aumentar as remarcações e o faturamento do Salão de Beleza

Aumentar as remarcações e o faturamento do Salão de Beleza – Conclusão

Em outras palavras…

Para levar esta experiência do cliente para o próximo nível, você precisa mapear as habilidades, experiência técnica e personalidades dos seus profissionais e direcionar os clientes certos para eles. Neste caso, todo mundo ganha! E assim você vai aumentar as remarcações e o faturamento do Salão de Beleza.

Mas estas estratégias de remarcação vão funcionar para todos os clientes?

Claro que não!

Porém o objetivo não é este. A sua meta é focar (ao longo do tempo) cada vez mais nos melhores clientes, mais lucrativos e fiéis.

Existe mais alguma estratégia que eu possa utilizar para estimular remarcações para os clientes que não o fizeram dentro do meu salão?

Sim, disponibilizar sua agenda online.

Acredite, muitos clientes não gostam de ligar. E no mundo moderno em que vivemos hoje, cada vez mais as pessoas querem fazer tudo sozinhas, sem precisar aguardar na linha ou pegar fila.

É só observar a taxa de crescimento do comércio eletrônico no Brasil na última década. Inclusive, a categoria mais vendida (por volume de pedidos) no primeiro trimestre de 2015 do comércio eletrônico é: Moda e Acessórios.

Então, se por algum motivo você acredita que o seu público não está na Internet ou não usaria um sistema de agendamento online, comece a repensar esta sua crença.

A Agenda online permite que este perfil de cliente não somente verifique a disponibilidade, mas faça a reserva quando quiser. E não somente durante o seu período comercial.

Teste o nosso sistema de agendamento online e veja você mesmo!

8. Organizar Finanças

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