A colorista e empresária Sonia Melo

A colorista e empresária Sonia Melo

Sonia Melo, 48, é uma empresária e colorista da área da beleza.Proprietária do seu próprio salão há doze anos, o Sonia Melo salão de beleza, é um super parceiro do SalãoVIP e neste último mês, foi o que mais possuiu agendamento online. Nos contou como possui o espírito de empreendedora, e como obtém o jogo de cintura para administrar e buscar plataformas para ter cada vez mais clientes.

Entrevista com Sonia Melo

Primeiramente, gostaria de saber seu nome e idade.

Meu nome é Sonia Melo e tenho 48 anos. Fazer o que né? (risos)

Sônia, gostaria de saber como você iniciou a sua carreira no mundo da beleza e o por quê de ter escolhido essa área.
Tudo começou em 1997, fiz um curso no Senac de Estética, e assim que terminei ingressei para a parte de cabelo e maquiagem. Em 1999, viajei, fiz diversos cursos em Londres, Madrid, Paris… Logo, me especializei em Coloração, que é o que eu amo fazer.

Tudo começou então com um curso de estética?
Antes, quando novinha, meu sonho era fazer Odontologia, pois eu tinha um fascínio pelo branco, toda aquela pureza. Até que um dia, eu estava voltando do trabalho, me perdi pelas ruas de São Paulo, na Rua do Café e passei em frente ao Senac. Chovia muito e eu resolvi entrar para conhecer. Haviam várias pessoas em frente ao prédio, com roupa branca, mas na verdade, eram do curso de estética e eu fiquei maravilhada. Todos de máscaras, luvas. Já não estava tão contente com o que eu estava fazendo na época, que era de vendedora, e fui fazer o curso. Mas eu sempre soube que eu iria trabalhar com cabelo, especificamente.

Que curiosa sua história, Sonia.
Sim, tudo começou pelo Senac e pelo branco (risos). Sempre falei inglês também, era secretária bilingue. Mas não estava muito feliz sabe? Aí fui me aperfeiçoando, fiz os cursos fora, e quando cheguei aqui tornei-me Colorista da Italy. Depois resolvi montar o meu salão de beleza. Tudo começou assim e por aí estou.

E como é trabalhar nesse ramo da beleza?
Eu sou apaixonada pelo o que faço. Quando você transforma a cliente, mundando a cor, o corte, deixando ela feliz, isso é impagável. Eu amo trabalhar com isso, com maquiagem então, eu viajo produzindo (risos).

E como foi todo o processo até você se tornar dona do seu próprio salão de beleza? Como faz para gerenciá-lo?
Eu sou filha de Libaneses, e trabalhei durante anos com os meus pais na Rua 25 de Março. Meu pai sempre me disse: “Filha, se você puder, tenha o seu próprio negócio.” Quando eu visualizei essa probabilidade, peguei meu fundo de garantia e montei meu salão. Eu já havia viajado, já trabalhava na Italy, e tornei esse meu sonho realidade. Na verdade, não era bem um sonho, mas sim uma sementinha que eu tinha dentro de mim.

Entendi, tudo começou com o seu pai. Que incrível isso.
Sim, meu pai sempre disse isso pra mim.

E como você faz para gerenciar o seu estabelecimento? Fazer com que ele se mantenha sempre atualizado?
Quem tem uma empresa precisa ter espírito de empreendedor. Pois você possui parcerias tanto com pessoas como com empresas. O empreendedor, às vezes, não é o que ganha, ou o que visa mais lucro, mas sim aquele que gosta do que faz e torna isso realidade. Por exemplo, estar na área administrativa, essa parte mais burocrática, não é o que eu mais gosto. Mas faço, pois sei que ela é essencial para que a minha empresa cresça. Dá mais trabalho, mas meu sonho se mantém vivo, a chama fica acesa, entende?

Estou aprendendo muito com essa entrevista com você, Sonia! (risos)
E todo esse espírito vem do meu pai, da luta, da raça, trabalhando com ele. Por mais que façamos diversos cursos, é só no dia a dia que se vai aprendendo, o feeling do negócio. Hoje já estou com 12 anos de empresa, e aprendo diariamente a lidar com as pessoas, e ter jogo de cintura para lidar com as diversas questões da empresa.

Como o sistema de gerenciamento e o agendamento online do SalãoVIP ajuda no seu dia a dia?
Quando eu montei o salão e vim pra cá, para Vila Mariana, eu não tinha muito essa visão de ponto. Como eu tinha montado toda a estrutura, investi dinheiro.. enfim, só que aqui é uma rua residencial, sem comércio perto. As minhas clientes são muito antigas, fiéis mesmo. Só que eu queria agregar novas clientes. Contudo, o crescimento estava sendo muito demorado, para eu crescer como desejava, ia demorar um pouco mais. Visualizei na venda coletiva, um filão no mercado para buscar novas pessoas. Através dessa plataforma, são 200 clientes novos passando aqui, um público que eu jamais conseguiria atingir passando na minha rua, por exemplo. E o agendamento online do site do SalãoVIP oferece para essa clientes uma forma simples delas encontrarem o meu salão e verem toda a minha agenda. Saberem os dias que eu estou disponível e posso atendê-las. Além de ser o perfil desse cliente de compra coletiva, que é super antenado. E o torpedo e a agilidade, são duas coisas quem são ótimas!

E as suas clientes mais antigas, como é a sua relação com elas?
É uma relação de muita confiança, de entrega mesmo. Ela senta e se sente à vontade. Por ter essa parceria de muitos anos, ela sabe que eu vou fazer um bom cabelo, e o quanto é prazeroso deixá-la satisfeita. Além de já conhecer o meu trabalho, de termos essa comunicação…

Quais os planos para o Salão de beleza Sonia Melo?
Agora, focamos em noiva. Fizemos ofurô, para atender as noivas, abrimos mais um leque. Também atender as madrinhas, tendo esse foco esse ano e também o ano que vem.

Para finalizar, há algo que você gostaria de falar, alguma frase ou algo que você gostaria de passar para nossas leitoras?

Eu acho que é vencer na vida, com dedicação e com determinação. Sempre insistir no que você mais gosta! O aperfeiçoamento é uma coisa que você tem que ter determinação, foco e parcerias, afinal, ninguém vence na vida sozinho. Parcerias de todos os sentidos, como os funcionários, o SalãoVIP, a família, os clientes. Todos ajudando uns aos outros, com um espírito de equipe mesmo. Você só cresce se tiver boas parcerias na vida.

beijospequeno

 

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