Campus Party e o toque feminino no evento!

Campus Party e o toque feminino no evento!

Olá meninas, tudo certo? Como está sendo a semana de vocês? Hoje nós falaremos sobre a Campus Party, aquele mega evento de tecnologia  que está rolando aqui em São Paulo, onde as pessoas ficam acampadas e conectadas na internet 24 horas por dia! Fiquei curiosa de saber como as meninas estão fazendo para cuidar da sua beleza e fui atrás das suas necessáries!

Campus Party e as mulheres!

Nós sabemos que o mundo da tecnologia e das ciências exatas é muito mais dominada pelo universo masculino, e quando soube que aconteceria um evento desse aqui pertinho, fiquei imaginando como seriam as garotas que participavam. Questões perambulavam pela minha cabeça como: “- Será que tem espelho no banheiro?”, ” – Como elas fazem para se arrumar durante uma semana dentro de uma barraca?”. Fui até lá e vi tudo de pertinho! Percebi, que realmente 95% dos campuseiros eram homens, contudo, a parcela de 5% de meninas que estão acampadas representam muito bem!

campus party
Luana Alcântara e Caroline Brasil, duas campuseiras que passarão essa semana no evento!
campus party
Lohanna Aires, campuseira.

“Na barraca, dá pra você trocar de roupa e dormir, apenas. Pra se arrumar, tem que ir pro banheiro mesmo, pegar a necessárie, a chapinha e ir! Tem espelhos bons, dá pra se arrumar sim! Mas aqui nós gostamo de ficar mais tranquilas”, conta Luana Alcântara, uma campuseira, que estuda Redes de Computadores, que veio de Sergipe para o evento. “Dá pra se cuidar sim, passar maquiagem, cuidar do cabelo, mas gostamos de ficar mais à vontade mesmo, sem deixar a vaidade”, diz Caroline Brasil, sergipana também, que veio curtir o evento. “Essa questão da feminilidade é complicada na nossa área. Mas eu me arrumo, cuido da minha beleza, procuro sempre estar bem comigo mesma, sabe?” conta Lohanna Aires, do Piauí, campuseira, que estuda Ciência da Computação. Ou seja, as mulheres estão passando essa semana mais tranquilas, contudo, a beleza e os cuidados nunca são deixados de lado.

Garotas CPBR

Antes de ir pro evento, pesquisei se havia algum grupo específico ou meninas que se reuniam para ir a Campus Party. Até que eu descobri as Garotas CPBR, um grupo de mulheres que se reúnem pro evento e deixam a sua marca, mostrando que há sim feminilidade na Campus! Salete Farias, professora de computação, integrante do Grupo Software Livre, e também integrante das Garotas CPBR, me cedeu uma entrevista e contou tudo!

Salete, como você faz para se cuidar aqui na Campus Party?

Tudo melhorou muito desde as outras edições. Eu venho para a Campus desde 2009, e é nítida a diferença dos banheiros, agora têm espelhos grandes, locais espaçosos. É possível sim ficar bonita e se cuidar, apesar, que no evento, acabamos deixando a vaidade extrema de lado. Mas se quiser fazer chapinha, secar o cabelo, passar maquiagem… sem problemas!

Como surgiu as Garotas CPBR?

As garotas CPBR são de várias áreas de estudo e regiões do país. Nós surgimos como uma forma de acolhimento para as garotas que estavam querendo ir para a Campus e tirávamos as dúvidas sobre o evento, como o que levar na mala, dicas de sobrevivência… Crescemos de um jeito incrível, e hoje nós participamos de todas as edições.

E como vocês fazem para lidar com um universo e evento tão masculinos?

Antes era pior, sabe. A cada ano que passa o número de mulheres crescem, sem dúvida! Antes tinha muito assédio, agora isso melhorou bastante. Acho que o mais importante é nós mostrarmos que somos tão competentes e boas quanto eles, tirar esse preconceito mesmo.

E quais os planos para as Garotas CPBR?

Eu era campuseira, tornei-me uma Garota CPBR, gerando conteúdo para nosso site e blog, e agora sou integrante do grupo Software Livre, que escolhe os conteúdos para o evento e cuida da organização. Ou seja, cresci muito nesse tempo todo! E nós continuaremos durante todo o ano, gerando conteúdo, até o evento chegar e nos vermos de novo!

Para finalizar, como está sendo esta edição da Campus Party para você?

Ótima! Ontem nós fizemos uma ação, estávamos todas reunidas, foi ótimo. Sempre é ótimo! Nós campuseiras somos lindas, inteligentes e fazemos sucesso! Dá super pra equilibrar!

campus party
Salete Farias, que de campuseira, tornou-se uma das organizadoras da Campus Party.

E aí meninas, gostaram da nossa matéria sobre as mulheres na Campus Party? O que acharam? Quer saber mais sobre as Garotas CPBR? Olha só o site delas! Se vocês estiverem aqui em São Paulo, o evento fica no Anhembi!beijospequeno

Aprenda Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares