Quero abrir um salão de beleza e não sei por onde começar

Quero abrir um salão de beleza e não sei por onde começar

 

Abrir um novo salão de beleza pode parecer um bicho de sete cabeças, ainda mais se você está tentando entrar em um ramo onde nunca se envolveu antes. Porém, com organização e planejamento, essa tarefa pode tornar-se muito menos trabalhosa, além de as chances de sucesso aumentarem muito.

Se você está pensando em abrir um salão de beleza, a experiência de seus profissionais e a qualidade de seus serviços, sem dúvida, são os pontos mais importantes para o seu negócio decolar. Mas saiba que apenas isso não é o suficiente. A busca constante para atingir os padrões de beleza e estética fez com que esse mercado crescesse consideravelmente nos últimos anos e, com isso, os salões de beleza passaram a estar cada vez mais presentes na rotina diária e até mesmo tornaram-se um local de lazer para muitas pessoas. Abaixo, seguem alguns tópicos que você precisa analisar antes de abrir o seu salão.

Ah, e para você que quer conhecer detalhadamente todos os pontos do que precisa para montar um salão e ser um sucesso, recomendamos que baixe nosso e-book gratuito: Como montar um salão de beleza de sucesso.

Com ele você poderá planejar e montar seu salão evitando os erros que a grande maioria comete levando seus salões ao fracasso.

Localização do Salão de Beleza

O primeiro ponto a ser observado é o local onde você pretende abrir o seu negócio. Nos primeiros meses de vida do seu salão, ou seja, aquele período inicial em que seu salão de beleza é pouco conhecido e você ainda não tem a vantagem do boca a boca, a localização é extremamente importante para atrair novos clientes. Observe se a movimentação condiz com a clientela que você pretende atingir e os preços que você pretende praticar. Além disso, fique atento ao fluxo de pessoas e carros, o comércio no entorno do seu salão e, um ponto muito importante: se há locais de fácil acesso para estacionar no local. Procure também estudar a quantidade de concorrentes próximos a você e o seu padrão de funcionamento.

Como oferecer um Ambiente Agradável

Iluminação

Uma boa iluminação é essencial para o ambiente de um salão de beleza, pois você estará trabalhando com a imagem de seus clientes, e uma iluminação adequada pode ser a diferença entre sua cliente amar ou odiar a tintura feita em seu cabelo, por exemplo!

Design

Em primeiro lugar, o local deve ser muito bem arejado e de fácil limpeza. Depois, lembre-se de que os clientes de um salão de beleza podem ficar horas, ou até mesmo um dia inteiro dentro de seu estabelecimento. Portanto, é extremamente importante oferecer um espaço agradável e aconchegante, com ambientes claros. Não se esqueça de que uma sala de espera confortável, por exemplo, pode fazer com que aquele marido que foi apenas acompanhar a sua mulher em um dia de beleza não fique apressando-a para ir embora. Desse modo, você poderá oferecer a ela outros serviços.

Evite cores escuras ou muito chamativas, pois cansam a visão. No máximo use uma pequena parede em alguma cor destacada, caso você goste deste estilo.

Arejamento

Como neste tipo de estabelecimento são muito utilizados equipamentos que deixam o ambiente quente, como secadores e chapinhas, é muito importante que seu salão tenha uma boa circulação de ar, além de instalações apropriadas para a refrigeração do espaço, principalmente se você encontra-se em regiões naturalmente quentes.

Entretenimento

Tenha sempre  revistas sobre moda e beleza para a distração de seus clientes, além de procurar colocar um aparelho de televisão ou até mesmo deixar uma música ambiente tocando baixo, de preferência nas áreas que não sofram interferência de outros ruídos (como o do secador). Disponibilizar uma rede wi-fi para seus clientes também é uma ótima forma de entretê-los, além de poder ajudar na divulgação do estabelecimento, caso seu cliente poste alguma foto no local, de algum serviço, ou até mesmo faça um check-in nas redes sociais.

Como profissionalizar mais o seu salão de beleza

  • Mantenha seus profissionais uniformizados ou com aventais personalizados com a marca do estabelecimento;
  • Seja criterioso na seleção, treinamento e graduação dos profissionais;
  • Cumpra com os horários previamente agendados com seus clientes;
  • Mantenha a aparência dos funcionários sempre impecável, incluindo cabelos bem tratados e arrumados, afinal eles irão tratar da imagem de seus clientes;
  • Mantenha funcionários bem humorados, sorridentes, éticos e atenciosos;
  • Invista em um sistema de gestão que o ajude a marcar os agendamentos, cadastrar os clientes e a organizar suas finanças. Tal ferramenta proporcionará diversos meios de fidelizar os clientes e aumentar o seu faturamento;

Preços e Serviços do Salão de Beleza

Os preços praticados deverão ser pensados de acordo com seus custos, perfil dos seus clientes, perfil da concorrência e local onde você vai montar o salão de beleza.

Para determinar o melhor preço e sua margem de lucro, será necessário saber como você pretende agir no ramo. Se você pretende oferecer serviços básicos e sem muita diferenciação, você estará competindo por meio de seus preços. Se você escolher oferecer serviços de forma diferenciada e inovadora, você irá competir no mercado pela qualidade e excelência dos serviços prestados, e não precisará trabalhar com um preço tão baixo.

SalaoVIP_BannerCTA

Aprenda Mais!

3 Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares