A única coisa que importa em seu salão de  beleza: Atendimento

A única coisa que importa em seu salão de beleza: Atendimento

Quando se trata de prestação de serviço, nada é mais importante do que a experiência do cliente. Apesar disso, presenciamos diariamente salões de beleza que simplesmente ignoram esta que, deveria ser a regra mais importante em seu negócio, a única coisa que realmente importa: O Atendimento Premium. Não adianta ter o melhor preço, o melhor prazo ou até mesmo os melhores produtos. Sem um atendimento premium, suas chances de sucesso neste mercado são praticamente zero.

Foco no cliente, não no concorrente!

Nós recomendamos que você faça sempre que possível o mapeamento dos seus principais concorrentes, no entanto, não esqueça que o foco é o seu cliente ideal. Importante: Tratamos mais detalhadamente sobre estes assuntos (Concorrentes e Cliente ideal) em nosso E-book: Como Montar um Salão de Beleza de SucessoClique aqui e baixe grátis nosso E-Book (mesmo que você já possua um salão). =)

O fato é que muitos salões de beleza estão tão preocupados em copiar uns aos outros que acabam esquecendo de analisar que eventualmente aquele serviço (copiado) não agrega em absolutamente nada para o tipo de cliente que ele atende. No fundo você sabe que não precisa de todos os clientes, apenas dos melhores de acordo com o seu nicho de atuação. Mantenha o foco nisso, o resto é só o “barulho da concorrência”.

Pensando nisso, compartilhamos abaixo 7 lições sobre Conquista, Relacionamento e Fidelização de Clientes.

1 Lição: Encontre o seu Propósito

O que faz um salão de beleza ter mais sucesso em relação a outros é definido, muitas vezes, pela visão do empreendedor. Pense: o que faz um salão de beleza? Corta cabelo? Não! Um salão que visa o sucesso sabe que ele vende imagem! Vende beleza, vende bem-estar e felicidade. As pessoas vão até ele porque querem ficar mais bonitas, mais confortáveis com sua imagem ou que precisam melhorar sua auto-estima. Percebeu o que a visão empreendedora pode fazer pelo seu negócio? Então agora é sua vez: descubra qual é a verdadeira missão e propósito do seu negócio! Toda a sua comunicação precisa transmitir este propósito.

2 Lição: Ouça (de verdade)

Primeiro vem a conquista, a parte mais difícil. Alguns fatores como salão limpo, organizado e bem localizado são importantes, mas não superam por exemplo “o corte”. Quando “o corte” sai de acordo com o desejo do cliente, muitos outros fatores são deixados de lado. Então, a primeira lição é: ouça seu cliente. E depois, atenda a sua principal necessidade, o seu principal problema ou desejo. O simples fato de escutá-lo com atenção e buscar atendê-lo faz uma enorme diferença. Faça exatamente do jeito que ele quer. Se não for possível ou recomendado, avise-o sobre os riscos, mesmo assim, busque atendê-lo. Entenda qual é o Epicentro do seu negócio, a coisa mais importante de todas e seja o melhor naquilo. Todo o resto é secundário.

3 Lição: Não perca sua única Chance

Na maioria esmagadora das vezes você só terá uma única chance de conquistar o cliente. Se a primeira experiência não for no mínimo incrível ou como no exemplo anterior: o “corte” não sair de acordo, o cliente não voltará! E pior, existe a possibilidade dele falar mal do seu salão de beleza para muitas outras pessoas. Não negligencie este item aparentemente óbvio. Uma primeira experiência ruim pode desencadear muitos comentários ruins sobre o seu salão e afetar sua credibilidade. A maneira mais lógica de você se previnir aqui é criando os principais processos de atendimento do seu salão. Tenha processos bem definidos, escritos e compartilhados com todos os profissionais do seu salão. Certifique-se que todos sabem como tratar um cliente desde o momento em que ele entra até o momento em que ele vai embora.

4 Lição: Atitudes Simples (são melhores que nenhuma Atitude)

Atitudes simples como lembrar o nome do cliente, de seus filhos ou como anda seu trabalho são fantásticas. Isso demonstra que o cliente possui importância, afinal, ninguém gosta de ser tratado como número. Utilize sistemas para armazenar estas informações, pois apesar de básicas, são fundamentais para melhorar o seu relacionamento e fidelização.

5 Lição: Eduque

Educar seus clientes é uma maneira espetacular de fortalecer o relacionamento e aumentar a sua fidelização. Você pode fazer isso tanto pessoalmente (no momento do atendimento), como indicando um vídeo com orientações sobre como cuidar de um determinado tipo de cabelo, por exemplo. Imagine a seguinte situação: “Maria, tenho notado que o seu cabelo anda um pouco seco e quebradiço. Caso tenha interesse, posso dar umas dicas de como você pode melhorar isso usando o produto XYZ na sua casa”.

6 Lição: Dê algo de Graça

Apesar desta lição estar intimamente ligada a anterior, acredito que sempre se pode ir além. Já reparou que em alguns salões de beleza existem pacotes de balas para as crianças? Veja como uma simples bala pode causar enorme impacto, pois, uma criança pequena normalmente não tem a percepção necessária para dizer se o corte ficou bom ou não, mas ela tem o poder de influenciar seus pais a levá-la a cortar o cabelo naquele lugar que distribui balas. Agora pense: como diferenciar seu salão de beleza? Como criar uma marca de sucesso, se todos fazem todas essas coisas?

7 Lição: Aprenda com o Mercado

Antes de se diferenciar, aprenda com os acertos e erros do seu mercado.

Certifique-se de aplicar no seu negócio as melhores práticas do seu ramo de acordo com o tipo de cliente que você deseja atender. Feito isso, você estará pronto para realmente encarar o desafio de ser diferente. Então, primeiro faça o básico, só depois pense nas inovações. Mas como ir além do Básico?

Alguns exemplos simples:

• Atender o cliente com hora marcada no seu ambiente de trabalho ou casa;
• Mapear os tipos de cabelos dos seus clientes, estudar produtos que os deixem melhor e distribuir amostras grátis;
• Oferecer o “seguro corte”, para os casos em que o cliente não se sinta confortável e possa voltar em até 15 dias para que o seu cabelo seja cortado novamente ou reparado sem nenhum custo;
• Oferecer um pacote diferente para aqueles clientes que gostam de estar sempre com o cabelo em ordem, permitindo a eles pagarem um valor fixo mensal que dá direito a voltar 1 vez por semana ou a cada 15 dias para manter sempre o cabelo com a aparência de cortado. Estes são exemplos simples, mas que demonstram que sempre existe algo que pode ser feito melhor ou diferente dentro de um salão de beleza.

E aí gostou das dicas?

Para essa e outras dicas mais você poderá ver em nosso material completo, um guia definitivo de como montar seu salão de beleza de sucesso
 
SalaoVIP_BannerCTA

Aprenda Mais!

1 Comment


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares