3 Ferramentas gratuitas para alavancar o seu Salão de Beleza

3 Ferramentas gratuitas para alavancar o seu Salão de Beleza

É fato que a Internet e as Redes Sociais estão mudando constantemente a forma como fazemos negócios. Inclusive, esta é uma tendência que deve continuar evoluindo nos próximos anos.

Pensando nisso, hoje vamos te apresentar 3 ferramentas simples, porém, poderosas para alavancar o marketing do seu salão de beleza de uma forma inteligente, barata e automatizada. Então vamos lá.

1. Hootsuite

Hootsuite é uma ferramenta incrível que permite agendar a publicação das suas mensagens nas mídias sociais. Ao invés de publicar no Twitter, depois no Facebook e depois no Instagram por exemplo, ela permite que isso seja feito de uma única vez, poupando um tempo enorme. Você pode ainda programar as publicações do dia, semana ou mês inteiro e simplesmente dedicar seu tempo para outras atividades.

Hootsuite tem uma versão gratuita que permite a gestão de 3 contas (perfis sociais) a partir de um único painel, onde você gerencia os posts, tweets e compartilhamentos sem sair da ferramenta.

Existe claro uma versão paga que permite adicionar mais redes sociais, no entanto, para 99% dos salões de beleza, acreditamos que a versão gratuita seja suficiente (Facebook, Instagram e Twitter). Infelizmente a ferramenta ainda não é integrada com Pinterest, uma pena.

Nossa sugestão é que você use Hootsuite para ganhar tempo e automatizar estas atividades, porém é importante acessá-la ao menos 1 vez ao dia para responder questionamentos de potenciais clientes e até mesmo interagir com a sua audiência.  20 minutos por dia é suficiente na maioria dos casos.

Mas o que eu devo publicar?

Fotos de clientes satisfeitas, dicas simples, vídeos tutoriais, ofertas, promoções e todo tipo de conteúdo que possa interessar ao perfil de cliente que o seu salão atende.

Crie uma conta gratuita no Hootsuite aqui e depois nos conte a sua experiência: https://hootsuite.com/pt/

2. MailChimp

Se você não tem ou não manda e-mail para os seus clientes e potenciais clientes, você tem um problema.

Algum tempo atrás “especialistas” diziam que o e-mail estava morto, que as pessoas iriam se comunicar quase que somente por meio das mídias sociais, ledo engano. Assim como a televisão iria acabar com o rádio e a internet iria acabar com a televisão, até o momento, todas estas previsões não deram em nada.

Porém, quando falamos em enviar e-mail, não estamos sugerindo que você faça o mesmo que inúmeras lojas de comércio eletrônico fazem atualmente. Isso é loucura, afinal, enviar e-mail com ofertas 3, 4 ou 5 vezes por semana chega a ser ofensivo. Os clientes acabam classificando os e-mails como spam e a loja perde a chance de manter um bom relacionamento e futuras vendas com estes clientes.

A nossa abordagem é outra. O e-mail é um excelente canal de comunicação e fidelização, se bem utilizado. Serve para manter o relacionamento aquecido com os seus clientes e em algum momento trazê-los de volta ao seu salão.

O Mailchimp é uma ferramenta de envio de e-mails simples de usar e que tem um plano gratuito de até 2.000 contatos e 12.000 disparos. Isso significa que você pode enviar, por exemplo, 6 e-mails dentro de 1 mês para estes 2.000 contatos. O que é suficiente para uma boa comunicação.

Mas eu não tenho o e-mail dos meus clientes, o que eu faço?

Uma estratégia simples é pedir o e-mail ao final de cada atendimento a partir de hoje, justificando que é para que o seu salão possa sempre mantê-la informada das novidades.

O ideal é criar também ofertas e condições exclusivas somente para as clientes cadastradas (via e-mail), pois desta forma, você pode utilizar esta vantagem como argumento.

Mas o que enviar nestes e-mails?

Dicas: Você pode descobrir alguma dica útil para as suas clientes, escrever um e-mail simples e entregar esta informação gratuitamente. Pode até mesmo gravar um vídeo tutorial com esta dica e enviar no e-mail o link para ela assistir.

Eventos e Promoções: O e-mail é ótimo para divulgar um evento que você vai promover em seu salão e também para avisar sobre promoções exclusivas.

Ofertas e Vendas de Produtos:  Se utilizado de forma inteligente, o e-mail é uma ferramenta excelente para estimular a venda de produtos ou ofertas com prazo específico para acabar.

Comece a utilizar o Mailchimp para estreitar o relacionamento com seus clientes, ensinar e vender cada vez mais.

Crie uma conta gratuita aqui e depois nos conte a sua experiência: http://mailchimp.com/

3. Whatsapp

Não, não vamos sugerir que você crie grupos no Whatsapp e fique perturbando as suas clientes com propaganda, fique tranquilo. Pensamos no Whatsapp como um recurso a ser utilizado de forma mais estratégica.

  1. Atendimento: Em todo e-mail enviado ou publicação feita nas redes sociais – que necessite de uma ação do tipo comprar por parte da cliente – sempre informe um número de telefone para que ela possa tirar suas dúvidas.Muitas pessoas simplesmente não gostam de falar ao telefone, pois a pessoa do outro lado geralmente é um “vendedor chato”, então o Whatsapp pode ser ótimo nestas situações, pois ela pode tirar suas dúvidas por mensagem. O Whatsapp é um canal rápido de comunicação e resolução de dúvidas. Use-o de forma inteligente para aumentar suas vendas.
  2. Segmentação: Existe um recurso interessante no Whatsapp chamado Nova Transmissão. Ele permite enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo sem que estas façam parte de um grupo. Além de ser menos invasivo, pois não expõe pessoas que não se conhecem dentro de um grupo, as Transmissões permitem criar pequenas listas segmentadas de clientes e enviar mensagens mais assertivas, mais personalizadas.

Por exemplo: Você pode criar listas de transmissão com:
– As 20 melhores clientes;
– Clientes loiras;
– Clientes negras;
– Clientes de manicure.

E enviar mensagens, convites, promoções e dicas segmentadas.

Se um determinado creme é excelente para pele negra, envie a dica só para as clientes negras. Se um shampoo novo que você testou é ótimo para cabelo loiro, envie só para as loiras. Este tipo de ação simples melhora significativamente o seu relacionamento, afinal, todo cliente gosta de exclusividade; aumenta as visitas ao seu salão de beleza; e, consequentemente, as suas vendas.

E você, quais ferramentas você utiliza para alavancar o seu salão de beleza?

 

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